Pages

Artesanato natural nas aldeias Tapeba

O grupo de artesanato do Conselho de Desenvolvimento Comunitário Jardim da Natureza, em Caucaia faz um trabalho feito à mão com fibras naturais. Essa atividade uniu mais ainda a Tapeba Claudete Bento de Matos, 44 anos, e sua filha caçula, Thalya, 12, que fazem parte do grupo. Jogos americanos, sousplats, caixas e vestimentas indígenas estão entre as peças produzidas.

A especialidade de Thalya são as canetas, revestidas com tucum e buriti. "Aprendi com sete anos. Gosto muito de enfeitá-las com penas e sementes", fala a aluna do 6º ano do Instituto Batista Maria Carmélia Barros, em Caucaia. Tímida, porém simpática, suas declarações se resumiram a essa frase. Ao contrário da mãe, que não para de falar sobre a própria trajetória e a do grupo.

Criada na aldeia da Lagoa dos Tapeba II, Claudete trabalha desde os oito anos, quando foi ser empregada doméstica no Rio de Janeiro. "A família era muito boa comigo, mas não me deu oportunidades de estudar. Só consegui cursar até a 7ª série depois de adulta. Fiquei lá até os 18 anos, quando casei com um filho de português e voltei para minha terra".

Do relacionamento, nasceram três filhos. Depois de separada, Claudete teve mais dois de outro companheiro, que prefere chamar namorado: "Não quero mais viver com ninguém no mesmo teto. Já conquistei minha independência. Meu primeiro marido foi embora para Portugal e não ajuda financeiramente com os filhos".

Além da coordenação do grupo de artesanato, a Tapeba é cabeleireira e possui salão de beleza na casa onde mora, no bairro de Capuan. "Saí da aldeia para facilitar minha vida, pois tinha de andar mais de uma hora a pé para pegar o transporte, contudo nunca me desliguei da luta pelas causas indígenas". Para completar o orçamento, faz bolos confeitados e ovos de chocolate, na época da Páscoa.

No entanto, é no artesanato que mais se realiza. "Recebo encomendas, risco, corto, faço os jogos americanos e bordo as peças com o ´V´ de vitória nas cores vermelha e preta. A importância deste ofício com fibras naturais é porque ele resgata a nossa cultura Tapeba".

Fonte: Diário do Nordeste

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Pagode da Mocinha

O Pagode da Mocinha vem há quase trinta anos. Todas as noites, sem hora pra começar nem pra terminar, já que os músicos não ganham para tocar. Na fronteira da praia de Iracema com Aldeota, um botequim com pouco mais de 30 metros quadrados, mesas espalhadas ao ar livre atrai praticantes e amantes do samba.

Dona Irineia, pagodeira inveterada, toca pandeiro desde os 7 anos e, hoje com 70, bate ponto três vezes por semana no pagode da mocinha. Ela desce do táxi já com o pandeiro em punho e em baixo do pé de benjamim, confere uma atmosfera bucólica ao lugar junta-se aos demais sambistas que fazem a festa acontecer.

Amante do samba e apaixonada por carnaval, Dona Mocinha conta empolgada da visita vip que recebeu do Neguinho da Beija-Flor, que facilitou a ida dela ao Rio de Janeiro e realizou seu grande sonho de desfilar no Sambódromo.

A informalidade é a característica mais marcante do espaço, aqui não tem patricinhas tomando cerveja long neck de canudinho, também não tem coca-cola light, é um bar de cadeiras na calçada, o céu aberto onde todos se conhecem por nome.

Por:Maria Guedes

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Negociação não avança e greve está mantida



Durante reunião no Ministério Público do Trabalho, o Sindiônibus desistiu das negociações. Com isso, a greve de motoristas e cobradores de ônibus está mantida para amanhã. Assembleias vão decidir como será a paralisação.

Agreve de motoristas e cobradores de ônibus, marcada para amanhã, está mantida. Ontem, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) desistiu de negociar com a categoria. O anúncio foi feito durante audiência realizada na sede do Ministério Público do Trabalho. “O processo de negociação foi rompido. Voltou tudo à estaca zero”, lamenta Valdir Pereira, assessor político do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro).


Na última sexta-feira, empresários e representantes dos trabalhadores haviam estabelecido um pré-acordo. O Sintro chegou a cogitar suspender a greve, caso as negociações avançassem durante a reunião de ontem. “Não houve avanço nenhum. A paralisação vai acontecer”, afirma Valdir Pereira. Hoje, serão realizadas duas assembleias para informar a categoria sobre os acontecimentos do fim de semana. “Também vamos preparar a greve. Ver a escala de quem vai trabalhar e como será o esquema”, diz.


Sem negociação
Na reunião de ontem, o Sintro diminuiu a proposta de reajuste salarial, de 45,37% para 33,3%. O Sindiônibus, entretanto, insistiu na manutenção da última proposta apresentada, que foi de 5,5%. O sindicato que representa as empresas de ônibus argumentou que a contraproposta dos trabalhadores era inviável e que, por conta disso, não haveria razão para continuar as negociações.

E-MAIS

> Com a deflagração de greve, o Sintro terá de assegurar a prestação do serviço de transporte coletivo de Fortaleza e Região Metropolitana com 70% do efetivo, em horários de pico, e 50% dos demais horários.


> Esses percentuais foram definidos em liminar concedida pelo presidente do TRT, desembargador José Antônio Parente da Silva.

> O Ministério Público do Trabalho entrou com um pedido para que esses percentuais sejam reduzidos para 60% nos horários de pico e 40% nos horários normais. O pedido ainda será analisado.

> Durante a greve, motoristas prometem rodar com velocidade de 40 km/h, evitar qualquer tipo de ultrapassagem e levar, em cada viagem, apenas o limite permitido de passageiros.

> O salário atual dos motoristas é de R$ 1.104. Com a proposta do Sintro, de reajuste de 33,3%, passaria para R$ 1.471,63. Com a proposta do Sindiônibus (5,5%), ficaria R$ 1.164,72.

Fonte: O Povo

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Ceará tranquilo até a copa.


Há duas semanas escrevi o que o Ceará precisava fazer para curtir a Copa do Mundo sem preocupação. Na época, projetava que se o Vovô fizesse 50% dos pontos disputados, garantiria-se fora da zona de rebaixamento e poderia passar essa pausa para o Mundial bem mais tranquilo.

Mas o alvinegro foi bem mais longe. Vice-líder da competição com 17 pontos, a equipe de PC Gusmão conquistou mais de 80% dos pontos disputados. De quebra, já conseguiu abrir 10 pontos da zona de rebaixamento e, segundo os matemáticos que projetam 46 pontos para escapar do descenso, a equipe já tem nada menos que 36% dos pontos necessários para não cair.

Mas por que eu estou falando de rebaixamento, se a equipe vem no G4, beliscando a liderança? Ora, ninguém em Porangabussu esconde que o principal objetivo é não cair. Mas até onde essa equipe pode ir?

O mérito de conhecer seus limites

É difícil cravar onde pode chegar o time do Ceará. O certo é que a equipe vem fazendo bem mais do que 99% achavam. Para mim, o grande mérito do time é saber seus limites, conhecendo principalmente suas qualidade e fazendo delas seu maior trunfo.

Se jogasse no ataque, de igual para igual com outros times mais podero$o$, o Ceará poderia se dar mal. Mas a equipe sabe da força defensiva que tem e joga em função disso. A barreira quase intransponível no setor defensivo tem dificultado, e muito, a vida dos adversários.

Na frente, Washington e Misael têm conseguido gols importantes que, como a defesa praticamente não toma gols, transformam-se em vitórias e pontos ganhos.

O bom e o ruim da parada para a Copa

Embalado como está o Ceará, entendo ser bastante ruim para o alvinegro essa parada para a Copa do Mundo. Não só para o Vovô, mas para todos os que vêm bem na competição, principalmente Corinthians, Ceará e Fluminense.

No entanto, poderia ser pior. Com as disputas do Campeonato do Nordeste, o Ceará pode até não voltar ao Brasileirão no mesmo ritmo, mas provavelmente volta melhor do que os clubes que apenas treinarão nesse período.

Um problema que vejo para o Vozão é o fato de muitos clubes irão se reforçar para voltarem bem melhores no pós-Copa. Fora o perigo de perder jogadores (lembrando que quem tem 7 jogos disputados só poderia sair para o exterior).

Vale a liderança

A volta do Brasileirão será memorável. Dia 14/07 enfrentam-se no Castelão simplesmente os dois líderes Ceará e Corinthians. O Castelão vai tremer

Fonte: Diario do Nordeste

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Corpo de um homem é encontrado as margens da br-0-40


Corpo de homem é encontrado às margens da CE-040

Segundo a Polícia, testemunhas viram o homem passar durante a madrugada próximo a um posto de combustíveis e ouviram um tiro em seguida


O corpo de um homem foi encontrado em Pindoretama, nas margens da CE-040, na manhã desta segunda-feira, 7. A vítima ainda não foi identificada.

Segundo a Polícia, testemunhas viram o homem passar durante a madrugada próximo a um posto de combustíveis e ouviram um tiro em seguida. O corpo ainda não foi periciado. A Polícia encontrou uma arma artesanal ao lado da vítima.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Ciume que mata.


Homem mata amante da companheira a golpes de tesoura em Maracanaú

A mulher conseguiu fugir. Policiais do Ronda do Quarteirão prederam o acusado momentos depois, que confessou o crime


Railson de Sousa, 35, foi assassinado a golpes de tesoura na noite deste domingo, 6, na Pajuçara, em Maracanaú (Região Metropolitana de Fortaleza). O crime foi motivado por ciúmes, de acordo com a Polícia. Iranildo Júnior Pereira da Silva, 23, descobriu que Railson estava tendo um caso com a companheira dele.

Iranildo flagrou a mulher com Railson e os dois homens iniciaram uma briga. O acusado desferiu vários golpes de tesoura contra Railson. A mulher conseguiu fugir. Policiais do Ronda do Quarteirão prederam o acusado momentos depois, que confessou o crime.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

O ultimo filme de Shrek


Shrek, o derradeiro

O ogro Shrek busca voltar às origens e acaba se envolvendo numa nova aventura para reconquistar Fiona em Shrek para sempre. O quarto filme da franquia dos estúdios Dreamworks sai com versão 3D e estreará no Brasil em 9 de julho


Dez anos se passaram e Shrek está em crise. O ogro verde de hábitos duvidosos chegou aos cinemas em 2001 e agora volta para seu quarto - e provável último longa, Shrek Para Sempre. Mas ele já não assusta ninguém e tem três bebês ogrinhos para cuidar. “Esse filme responde àquela velha pergunta: o que acontece depois do ‘e foram felizes para sempre’? Acho que ele honra o espírito do filme original’’, afirma o diretor Mike Mitchell.


A animação chega ao Brasil com cópias em 3D no dia 9 de julho, após estrear nos EUA neste mês e teve resultados abaixo do esperado nas bilheterias. Feito com estimados US$ 71 milhões (aproximadamente R$ 129 milhões), arrecadou US$ 76 milhões (R$ 138 milhões) nos três primeiros dias em cartaz naquele país. O anterior atingiu a cifra de US$ 121 milhões (R$ 220 milhões) em 2007.


A franquia é a mais rentável da DreamWorks, que tem ainda as animações Kung Fu Panda e Madagascar, mas, ainda assim, o estúdio garante que este será o último título de Shrek. A história começa com o ogro de volta ao seu pântano de origem, após uma experiência no filme anterior morando com a princesa Fiona no castelo do reino.


O casal está junto, cuidando dos bebês, numa rotina bem família. Cansado da vida de ogro domesticado, Shrek faz, então, um pacto com um novo personagem que surge na trama, Rumpelstiltskin, para voltar a ser por um dia um monstro temido. Em troca, Shrek tem que dar um dia de sua vida e ele acaba perdendo justamente o dia em que nasceu.


“Vejo Shrek como um Tony Soprano para crianças’’, diz Mitchell citando a série de TV sobre mafiosos Família Soprano. “Ele também é um cara grande, irritadiço, bravo, o que é natural. Ele é um ogro, afinal de contas. Mas não importa o quão nervoso ele possa estar, sempre tem algo de doce.’’


Sem trança

Nesse novo universo onde ninguém conhece Shrek, ele precisa reconquistar Fiona. Ela agora é a líder guerreira de uma comunidade de ogros que tentam recuperar o trono do reino. Fiona, ao contrário de Shrek, pode se transformar em humana, uma condição que agora ela esconde. “Prefiro Fiona como uma ogra do que como humana’’, afirma a atriz Cameron Diaz, que faz a voz da personagem desde o filme original. “Sempre a vi dessa maneira, como uma guerreira que faz qualquer coisa para poder proteger a família.’’

Fiona agora usa os cabelos soltos em vez da trança tradicional e ganhou figurino bem mais sexy do que o de sempre. “Pegamos de referência o cabelo de Janis Joplin’’, explicou o diretor. O Burro, antes melhor amigo do ogro, agora o ignora. E o Gato de Botas virou um bichano indefeso de Fiona. E está gordíssimo. “Só não gostei da fita rosa que colocaram no pescoço dele’’, brinca Antonio Banderas, que faz a voz do personagem, que, no ano que vem, estrelará seu próprio filme. (Fernanda Ezabella, da Folhapress)



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Assaltantes são mortos por um popular.

Assaltantes são executados após arrastão na Bezerra de Menezes
Segundo a Polícia, seis homens haviam acabado de assaltar duas mulheres na saída do shopping, quando um motociclista não identificado passou em frente ao local, percebeu a ação e atirou em direção aos bandidos.


Segundo a Polícia, seis homens haviam acabado de assaltar duas mulheres na saída do shopping, quando um motociclista não identificado passou em frente ao local, percebeu a ação e atirou em direção ao bando.

Dos seis assaltantes, dois foram atingidos e morreram na calçada, antes de serem socorridos. Com eles, a Polícia recuperou celulares, carteiras, relógios, uma quantia em dinheiro, além de uma pistola com munição.

O responsável pelos disparos e os outros quatro assaltantes fugiram após a ação. O crime está sendo investigado pelo 7º Distrito Policial. Assaltantes são executados após arrastão na Bezerra de Menezes Assaltantes são executados após arrastão na Bezerra de Menezes.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Shakira desembarca na África do Sul para abertura da Copa do Mundo






Shakira já está na África do Sul para o início da Copa do Mundo. A cantora, que irá cantar ao lado de outras personalidades durante a abertura oficial do torneio de futebol na próxima sexta-feira (11), desembarcou em Joanesburgo na manhã desta segunda-feira (7). Em seu Twitter, ela postou uma foto no interior do avião, minutos antes de decolar rumo ao país africano. "Dentro do avião A380 da Lufthansa. África do Sul aqui vou eu", escreveu a colombiana.

Em sua chegada no aeroporto O R Tambo, ela precisou ser escoltada por seguranças para evitar o assédio da multidão. No show, que acontece no estádio Orlando e que marca o início da Copa do Mundo, Shakira dividirá o palco com famosos como Alicia Keys, Black Eyed Peas e o veterano John Legend.



Fonte: Globo.com

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Pesquisa Ibope mostra Dilma e Serra empatados em 37%






Pesquisa Ibope de intenção de voto para presidente da República divulgada neste sábado (5) aponta Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) empatados. Os dois têm 37% das preferências e Marina Silva (PV), 9%.


O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 141 cidades do país entre os últimos dias 31 de maio e 3 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Isso quer dizer que Dilma e Serra podem ter entre 35% e 39% das preferências e Marina, entre 7% e 11%. Nove por cento dos entrevistados disseram que votarão em branco, nulo ou em nenhum candidato. Os indecisos somam 8%. Foi a primeira pesquisa feita pelo Ibope realizada depois da exibição de propagandas políticas do PT e do DEM.

No último levantamento do Ibope, em abril, José Serra tinha 40% das intenções de voto, Dilma Rousseff, 32%, e Marina Silva, 9%. Dilma foi a única candidata que apresentou crescimento.
Fonter: Portal G1

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

..Praias ganham iluminação nova...



Seis praias cearenses recebem iluminação especial

Segundo informações da Setur, o total do investimento, com recursos do Tesouro Estadual, é de quase R$ 100 mil


O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), inaugura a partir desta terça-feira, 8, pontos com iluminação paisagística em seis praias dos Litorais Leste e Oeste.

A primeira praia beneficiada será Flexeiras, em Trairi. O município de Paracuru receberá a iluminação nesta quarta-feira, 9, enquanto que na praia de Cumbuco, em Caucaia, a inauguração ocorrerá na quinta-feira, 10. Já a praia de Majorlândia, em Aracati, será contemplada na sexta-feira, 11, e, por fim, a praia de Iguape, em Aquiraz, no sábado, 12.

Segundo informações da Setur, o total do investimento, com recursos do Tesouro Estadual, é de quase R$ 100 mil. Conforme a Secretaria, o objetivo é propiciar a utilização dos espaços também no período noturno, seja para eventos de cunho cultural e de lazer, quanto para atividades como gastronomia e outras relacionadas ao turismo. Além disso, para a Setur, a iluminação pretende tornar as praias mais seguras.




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Estado de Novais é grave


O estado de saúde do presidente do PSB de Fortaleza, Sérgio Novais (PSB) é "grave" e "delicado", segundo informou ontem uma funcionária do hospital Monte Klinikum, onde ele se encontra internado, desde o último sábado, por complicações cardiológicas.

O ex-parlamentar está internado em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Seu estado de consciência está mantido. Ontem à noite, o médico que o atendeu, Carlos Roberto, conhecido como Cabeto, informou que a situação é estável -ou seja, ainda não foram verificadas alterações positivas ou negativas da situação. Ontem, o ex-vereador e deputado passou por vários exames, mas seu médico não informou quais foram os procedimentos.

A família desautorizou a divulgação de informações sobre o diagnóstico de Sérgio. O ex-parlamentar, porém, está internado em uma UTI cardiológica, o que sugere o diagnóstico de problemas no coração.

Fonte:opovo

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Motoristas ameação greve apesar de ser multados

Motoristas fazem nova paralisação, mesmo com ameaça de multa
Desta vez, a categoria realizou uma assembleia na empresa São José, bairro Parangaba, das 6 às 7 da manhã. No último sábado, O TRT determinou que caso o Sintro impedisse o acesso dos trabalhadores ao serviço, estaria sujeito a pena de pagamento de multa diária de R$ 30 mil


Motoristas e cobradores voltaram a realizar paralisação na manhã desta segunda-feira, 31, mesmo com ameaça de multa, prevista em liminar deferida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) no último sábado, 29. Desta vez, a categoria realizou uma assembleia na empresa São José, bairro Parangaba, das 6 às 7 da manhã.

De acordo com Geraldo Lucena, um dos diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Ceará (Sintro), 100% dos trabalhadores da empresa. Neste período, a saída de ônibus da garagem foi suspensa.

No último sábado, O TRT determinou que caso o Sintro impedisse o acesso dos trabalhadores ao serviço, estaria sujeito a pena de pagamento de multa diária de R$ 30 mil.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Vacinação contra a gripe A vai até quarta-feira próxima


Vinte e quatro postos de saúde permaneceram abertos em Fortaleza no fim de semana, para quem deixou para a reta final a vacinação contra a gripe A. No sábado e domingo, as unidades que funcionaram normalmente receberam um bom público. As campanhas da H1N1 e da gripe sazonal para idosos ficam encerradas na próxima quarta-feira, 2, véspera do feriado de Corpus Christi.

As doses de ambas as vacinas estão sendo disponibilizadas para crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos, gestantes, pessoas com doenças crônicas de qualquer idade e adultos de 20 a 39 anos. Já a vacina contra a gripe sazonal está sendo direcionada para aqueles com mais de 60 anos.

De acordo com o secretário de Saúde de Fortaleza, Alex Mont´Alverne, até quinta-feira última, 27, mais de 982 mil pessoas já haviam sido vacinadas contra a gripe A no município, número que supera a meta estabelecida no início da campanha, de imunizar 978 mil fortalezenses. Alguns dos grupos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde, a exemplo das gestantes e dos trabalhadores da saúde ultrapassaram os 80% de cobertura. Só os grupos de jovens de 20 a 29, adultos de 30 a 39 anos e de crianças com mais de dois e menos de cinco anos ainda estavam abaixo da meta ontem.

No posto de saúde Irmã Hercília Aragão, no São João do Tauape, o aposentado Manoel Honório Pereira, 64, procurou a vacina contra a gripe A na manhã de ontem. Sendo informado que não haviam mais doses para a sua faixa de idade ficou preocupado. Segundo ele, porque em casa a mulher e a filha estão imunizadas, enquanto ele perdeu o prazo, pensando que ainda poderia ser vacinado neste fim de semana.

Segundo Júlia Brito Lima, funcionária que estava aplicando as vacinas no posto Irmã Hercília, a frequência de público em busca da imunização esteve constante nos dois dias do fim de semana, mas em nenhum momento a ponto de formar filas. Com isso o plantão esteve tranquilo.

Já o posto Paulo Marcelo, na rua 25 de março, no Centro, esteve a maior parte do tempo lotado. Quem chegava quase sempre tinha que enfrentar uma fila. Conforme as funcionários que estavam no plantão, até 10 horas, mais de 80 pessoas já haviam passado pelo local, e mesmo assim, a fila se mantinha.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Defesa Civil registra 20 desabamentos e inundações em Fortaleza




A Defesa Civil de Fortaleza registrou 120 ocorrências causadas pela forte chuva desta segunda-feira, 31, em Fortaleza. De acordo com o órgão, foram recebidas notificações de 100 alagamentos e 20 desabamentos e inundações. O caso mais grave ocorreu na comunidade Che Guevara, localizada na rua Fidel Castro, em Messejana. Uma barreira desabou e deixou uma casa totalmente destruída.

De acordo José Roberto Bezerra, técnico da Defesa Civil que atendeu à ocorrência, três pessoas estavam na casa no momento do desabamento: um casal e uma criança de sete anos. Ninguém ficou ferido. A família será removida para a associação de moradores da Comunidade Che Guevara.

Em Fortaleza choveu 65,5 milímetros nas últimas horas, segundo último boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A previsão do tempo para esta segunda-feira em Fortaleza é de nebulosidade variável, com ocorrência de chuva. A temperatura mínima é de 24ºC e máxima de 29ºC.

Já a Autarquia Municipal de Trânsito registrou oito pontos de alagamento até as 9h40min desta segunda-feira, 31. São eles:
Duque de Caxias x Floriano Peixoto;
Dedé Brasil x Casimiro de Abreu;
Dedé Brasil x Germano Frank;
José Bastos x Ceará;
Bezerra de Menezes x Olavo Bilac;
Dedé Brasil x Eduardo Perdigão;
Juscelino Kubitschek entre Costa e Silva e Dedé Brasil;
Raul Barbosa x BR-116.

Além dos pontos de alagamento, a AMC contabilizou problemas em dois semáforos: no cruzamento das avenidas Juscelino Kubitschek e Presidente Costa e Silva e da avenida Augusto dos Anjos com rua Seixas Correia.

Ainda segundo a Funceme, choveu em 37 municípios cearenses. A maior precipitação foi registrada em Maracanaú (70 milímetros), seguido de Fortaleza (65,5 mm), Beberibe (51 mm) e Maranguape (22.2 mm).

A previsão da Funceme para as próximas 24 horas é que grande parte das regiões cearenses devem ficar com céu parcialmente nublado. Deve ocorrer chuva isolada na faixa litorânea, adjacências, serra da Ibiapaba e região sul do estado do Ceará.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Chuva inunda Fortaleza

Segundo a funceme hoje choveu na capital 65milimêtros,onde ruas e avenidas foram totalmente inundadas,princimente no centro engarrafamentos.A cidade ficou um verdadeiro caus,pessoas cercadas pela água,nas calçadas não tinha como se locomover para o trabalho,escolas,ou mesmo trafegar nas ruas de Fortaleza.Tudo por obras da prefeitura inacabadas que trazem transtornos a populaçâo.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Lula vai vetar fim do fator previdenciário, diz Paulo Bernardo






O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou nesta segunda-feira (24), após reunião de coordenação, que o fim do fator previdenciário será vetado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele a decisão de vetar este trecho do projeto já teria sido tomada por Lula.
Bernardo disse ainda que recomendou, juntamente com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que o presidente vete o reajuste aprovado pelo Congresso Nacional de 7,7% para aposentadorias superiores a um salário mínimo. Segundo os ministros, as contas públicas não suportam reajuste superior a 6,14%.
“É o seguinte, já está definido, nós vamos vetar o fator previdenciário e recomendamos, sugerimos ao presidente que vetasse também o reajuste de 7,7%. Ele ficou de ver isso e nós vamos apresentar alternativas para ver se conseguimos resolver o problema do reajuste de 6,14%”, disse Bernardo.
“Foi discutida a questão do reajuste da Previdência, para os aposentados, e nós da equipe econômica, Paulo Bernardo e eu, sugerimos que se faça o veto a essa proposta de reajuste de 7,7% para aquele um terços dos aposentados que não se beneficiaram do aumento do salário mínimo”, afirmou Mantega.
Logo depois da entrevista do ministro do Planejamento, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, negou que já exista definição sobre o fim do fator previdenciário. “A equipe econômica sugeriu o veto ao fator previdenciário e ao reajuste. O presidente disse que vai avaliar e decidir posteriormente”.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Turista Italiano morre em assalto em Fortaleza-ce









Homem confessa autoria de disparo que matou italiano em assalto
No entanto, segundo a Polícia, outros dois italianos que testemunharam o momento em que Paparone Giusepe foi baleado reconheceram um adolescente de 17 anos como o autor do tiro
Em depoimento na manhã desta segunda-feira, 24, à Delegacia de Proteção ao Turista, Kilmar Santana de Lima, 20, acusado de ter participado do assalto seguido de morte a um turista italiano, confessou a autoria do disparo que matou Paparone Giusepe, 52, na noite deste domingo, 23, na avenida Washington Soares, em Fortaleza.

No entanto, segundo a Polícia, outros dois italianos que testemunharam o crime reconheceram um adolescente de 17 anos como o autor do tiro. A Delegacia de Proteção ao Turista aguarda resultado de exame residuográfico, que deverá apontar quem efetuou o disparo. O adolescente foi encaminhado à Delegacia da Criança e do Adolescente
O crime

Segundo informações da DCA, a ação ocorreu depois que o veículo em que o italiano estava apresentou problema mecânico e os turistas tiveram de parar na avenida, por volta das 22 horas. Enquanto aguardavam socorro, dois homens armados em uma bicicleta abordaram e renderam os italianos, tomando celulares e dinheiro das vítimas. Antes de fugirem, os criminosos dispararam vários tiros contra os turistas, e Paparone Giusepe acabou sendo baleado no tórax.

Viaturas do Ronda do Quarteirão e da Polícia Rodoviária Estadual foram acionadas e tentaram socorrer a vítima. Os policiais contataram os serviços do Samu, mas nenhuma ambulância chegou ao local. O italiano acabou sendo levado ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF) pelo grupo de amigos, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na sala de cirurgia do hospital.

Em seguida, policiais do Ronda saíram em perseguição aos criminosos e conseguiram capturar os acusados, que já foram reconhecidos pelas vítimas. Paparone Giusepe, 52, estava de férias no Ceará com um grupo de amigos e embarcaria de volta para a Europa nesta segunda-feira, 24.

ram vários tiros contra os turistas, e Paparone Giusepe acabou sendo baleado no tórax.

Viaturas do Ronda do Quarteirão e da Polícia Rodoviária Estadual foram acionadas e tentaram socorrer a vítima. Os policiais contataram os serviços do Samu, mas nenhuma ambulância chegou ao local. O italiano acabou sendo levado ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF) pelo grupo de amigos, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na sala de cirurgia do hospital.

Em seguida, policiais do Ronda saíram em perseguição aos criminosos e conseguiram capturar os acusados, que já foram reconhecidos pelas vítimas. Paparone Giusepe, 52, estava de férias no Ceará com um grupo de amigos e embarcaria de volta para a Europa nesta segunda-feira, 24.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Ausente de treino, Adriano pode estar de saída do Flamengo







O Imperador não deve mais entrar em campo para defender o Flamengo. Com a transferência à Roma, da Itália, próxima de ser concretizada, o atacante compareceu à Gávea nesta segunda-feira (24), mas não treinou com o restante do grupo.
Apesar do desejo de não atuar mais pelo clube, Adriano teria sido aconselhado por seu empresário, Gilmar Rinaldi, a disputar mais uma partida, como forma de se despedir da torcida rubro-negra. Rinaldi vai ao Rio de Janeiro já nesta terça-feira (25) para conversar com a presidente Patrícia Amorim e acertar os detalhes finais da transferência para a Roma.



Fonte: R7

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Vanessa da Mata volta ao estúdio e prepara novo álbum







O quarto álbum de estúdio de Vanessa da Mata começa a ser gravado este mês. Com produção de Kassin, o disco será o sucessor de Sim, de maio de 2007.

A previsão de lançamento é para setembro e a cantora Mallu Magalhães é uma das possíveis convidadas do novo projeto. Vanessa e Kassin já trabalharam juntos no primeiro álbum da cantora.
Fonte: site do Terra

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Detento Americano reividicar a falta de creme dental.

/05/2010 18h50 - Atualizado em 10/05/2010 18h50
Detento processa presídio por negar creme dental
Jerry Flanory diz que desenvolveu doença na gengiva.
Ele alegou ter sido punido por um ano por agentes carcerários.
Do G1, em São Paulo

jerry Flanory teve problemas na gengiva (Foto: AP)Um detento de Michigan, nos Estados Unidos, alega ter sido punido pelos agentes carcerários em um ano sem creme dental. Segundo Jerry Flanory, a punição lhe causou problemas de gengiva e a remoção de um dente.

O americano alega que foi punido pelos funcionários do presídio de Newberry depois de uma discussão sobre hábitos de higiene. Como castigo por seu mau comportamento durante a briga, Flanory foi obrigado a pagar por seu creme dental. Como não tinha dinheiro, ele ficou 12 meses sem fazer sua higiene bucal da maneira mais apropriada.

O caso, encerrado em 2005, foi reaberto neste mês contra os funcionários do presídio.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Garota morre durante uma festa no Rio de Janeiro

Edição do dia 10/05/2010

10/05/2010 19h09 - Atualizado em 10/05/2010 19h27
Polícia investiga queda de jovem de prédio na Tijuca
Estudante estava em festa e morreu após cair de uma altura de dez metros.
Delegado não descarta as hipóteses de crime e de acidente.
Do RJTV

A polícia investiga a queda de uma jovem de um prédio na Tijuca, na Zona Norte do Rio. Ela participava de um churrasco com amigos da faculdade.

A festa teria começado por volta das 21h de sábado (8) no playground de um prédio na Tijuca. Duas horas depois, Luiza caiu de uma altura de dez metros. Quando chegou ao local, a mãe da jovem se desesperou.

Pai descarta suicídio


Cerca de 30 pessoas participavam do churrasco dos amigos da faculdade. Policiais da Delegacia de Homicídios estiveram no local, mas disseram que deixaram a investigação depois de os peritos avaliarem que Luiza não havia sido vitima de homicídio.

A família ficou indignada. O pai diz que a jovem fazia duas faculdades, estava namorando e tinha muitos planos. Ele descarta qualquer possibilidade de sua filha ter cometido suicídio.

"Eu não acredito. Eu posso até garantir, eu acho impossível", disse o pai, João Lacerda.

O caso foi para a 19ª DP (Tijuca). Para o delegado responsável pelo inquérito, nenhuma possibilidade será descartada na investigação. O delegado começou a ouvir as pessoas que estavam na festa e espera o resultado da perícia e de um exame toxicológico.

“A gente está trabalhando com a linha de investigação aberta. Inicialmente os elementos apontaram a questão do suicídio, mas não descartamos a hipótese de ter havido um homicídio ou até mesmo uma morte acidental”, disse o delegado Luiz Cláudio Cruz.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Mobilização contra violência sexual chega a terminais e comunidades de Fortaleza

Com a aproximação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, a Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH) promove mobilização nos terminais de ônibus e do centro de Fortaleza a partir desta quarta-feira, 12. As atividades são realizadas em parceria com o Fórum Cearense de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

As atividades começam nesta quarta-feira, 12, em seis terminais de ônibus. De acordo com a SDH, educadores vão distribuir material educativo e orientar a população sobre as maneiras de denunciar violações de direitos de crianças e adolescentes. A ação será realizada das 9h30 às 11h nos terminais da Parangaba, Lagoa e Siqueira; das 14h30 às 16h no Papicu e Messejana e das 16h às 18h no terminal de Antônio Bezerra. Na próxima sexta-feira, 14, a partir das 9 horas, a mobilização chega à Barra do Ceará, com caminhada e serviços de saúde (verificação da pressão arterial e teste de glicemia). A concentração ocorre no Polo de Lazer do bairro, e os moradores seguem em direção ao Cuca Che Guevara.

Ainda na Barra do Ceará e Jangurussu, de acordo com a SDH, serão realizadas ações de sensibilização e panfletagem entre os dias 17 e 21 de maio.
Na próxima terá-feira, 18, acontece passeata por ruas do Centro e ato show na Praça José de Alencar. A concentração ocorre na Cidade da Criança, a partir das 15 horas.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Professoras encontram revólveres, munição e droga dentro de escola no Centro

Armas de fogo, munição e drogas foram encontradas por duas professoras, nesta segunda-feira, 10, dentro da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus Maria, no Centro.

Segundo a Polícia, as professoras acharam uma garrafa térmica com pedras de crack embaladas para venda e três revólveres, sendo dois de calibre 38 e um de calibre 32.

De acordo com a Polícia, um homem que mora no bairro Pio XII foi o responsável por arremessar os objetos para dentro da Escola. Policiais estão à procura do acusado.

As pedras de crack, as armas de fogo e a munição foram levadas para o 4º Distrito Policial, localizado no bairro Pio XII.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Neymar admite ansiedade antes de convocação para a Copa





O atacante dos Santos, Neymar está ansioso e espera que Dunga, técnico da seleção brasileira o convoque para a Copa. O atacante informa que vai até dormir cedo para o tempo passar mais rápido até a hora do anúncio.

Neymar é uma revelação do futebol brasileiro. Vem conquistando fãs e todos torcem pelo garoto.


“A expectativa é grande para que o meu nome esteja na lista. Vou orar bastante para que isso aconteça. Vou pedir a Deus para ser convocado. Se não for entre os 23 pelo menos entre os 30 [pré-lista].”, afirmou Neymar.


A lista dos convocados para a disputa do Mundial sai nesta terça-feira, às 13h (de Brasília), no Hotel Windsor, no Rio de Janeiro



Fontes: R7

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Grazi Massafera confessa ficar "chateadinha" com algumas críticas a seu trabalho na TV




Grazi Massafera está em sua quarta novela na Globo, mas sabe que ainda tem muito a aprender. Revelada na quinta edição do BBB - que renega -, a atriz revelou ao R7 que estar na pele da vilã Deodora da novela Tempos Modernos é mais um "aprendizado".

“Tenho aprendido muito. Da voz à expressão corporal. Tive de fazer aulas de artes marciais e brinco que até o fim da novela vou ter que aprender a fazer balé para perder a dureza da Deodora”.

A atriz tem recebido muitas críticas negativas pelo desempenho de sua personagem. Deodora, aliás, mudou o perfil e não está mais tão malévola. Tudo por conta dos problemas de audiência da novela das sete, que não emplaca no Ibope.
Grazi falou sobre como lida com as críticas para o R7.


“ Críticas são sempre bem-vindas. Eu avalio todas elas. Mas confesso que, de vez em quando, fico chateadinha. Mas só nos primeiros 15 minutos depois de eu ter lido. Aquelas que dão para crescer, que falam seriamente sobre o meu trabalho, eu absorvo”.

A atriz informou também que pretende estrear uma peça de teatro, mas isso só quando acabar a novela.

Fonte: R7

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Tragedia em Niteroi

Fátima chegou à favela por volta das três da tarde. Mas precisávamos cumprir uma outra tarefa com ela antes do jornal. E teria que ser rápido. A ideia era fazer uma reportagem um pouco diferente da que estamos acostumados a ver. Fátima daria um testemunho pessoal sobre aquele cenário devastador e entrevistaria algumas pessoas que poderiam ajudar a mostrar a dimensão daquele desastre.
O meu rádio tocou de manhã. Do outro lado da linha, o editor-chefe do Jornal Nacional, William Bonner, me convocava para um dia diferente de trabalho. Eu não precisaria ir para a redação no Jardim Botânico, no Rio. Na tarde daquela quinta-feira, 8 de abril, meu destino era o Morro do Bumba, onde aconteceu a maior tragédia dos deslizamentos de Niterói, cidade onde moro desde que nasci. Como morador, eu poderia ser útil para o jornal. Minha missão era auxiliar Fátima Bernardes, que deixaria a bancada do JN para apresentar o jornal ao vivo do local da tragédia.
Eu e o produtor Tyndaro Menezes ficávamos circulando pela multidão em busca de algumas histórias que pudessem enriquecer a reportagem da Fátima e do repórter cinematográfico Marco Aurélio. O restante da gravação foi surgindo naturalmente. Encontramos uma tenda com famílias a espera de notícias, uma igreja acolhendo desabrigados e histórias tristes que apareciam em qualquer lugar para onde apontávamos o microfone.
O que chamou logo a atenção da equipe foi o vai e vem de gente trazendo roupa, comida e colchões. Na rua que fica em frente à montanha que deslizou, um cartaz colado num para-brisa improvisado dizia: “Van da Solidariedade”. Dentro dela, estava um grupo que veio do Morro do Castro, uma outra comunidade pobre de Niterói. Gravamos com aquelas pessoas que não tinham muito para doar, mas faziam questão de estar ali.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Morre mae do rei Roberto Carlos.

Foi enterrado hoje de manhã, no Rio, o corpo de Laura Moreira Braga, a Lady Laura. Roberto Carlos cantou em voz baixa a música que compôs com Erasmo Carlos em homenagem à mãe. O rei estava muito emocionado.
As homenagens nas canções criadas pelo rei. Os fãs chegaram cedo ao cemitério com mensagens de apoio para Roberto Carlos.
O cortejo percorreu vários bairros do Rio. Na chegada ao cemitério, a multidão aplaudiu. Roberto Carlos veio segurando o caixão com o filho Dudu. Lady Laura deixa quatro filhos, sete netos e oito bisnetos. “A Lala é uma grande perda para gente. Ela era uma referência para a nossa família”, fala Dudu Braga.
Laura Moreira Braga ensinou os primeiros acordes de violão para Roberto Carlos. Quando ouviu o filho caçula cantando numa rádio pela primeira vez, se transformou na maior incentivadora e, na opinião dos amigos que vieram ao enterro, na maior fã do rei.
“A Lala sempre foi muito próxima, os dois sempre foram muito unidos”.
Lady Laura, como ficou eternizada na música, tinha 96 anos. No sábado à noite, Lady Laura morreu por complicações de uma pneumonia. O cantor recebeu a notícia no final do show que apresentava em Nova York.
A turnê dos Estados Unidos em comemoração pelos cinquenta anos de carreira tinha sido adiada por causa do estado de saúde da mãe. Quando o quadro clínico melhorou, na semana passada, o rei decidiu viajar.
O cantor voltou ao Rio ontem num voo fretado e passou a noite no hospital onde a mãe ficou internada por dezoito dias. Saiu de madrugada e retornou de manhã para acompanhar a saída do caixão.
Abatido, Roberto Carlos, que completa hoje (19) 69 anos, não conteve a emoção.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Tensão e revolta com a mudança do Beco da Poeira





Permissionários fizeram protesto para não sair do Beco da Poeira. Na tarde de sexta feira, dia 9, ao receber o comunicado da Prefeitura Municipal de Fortaleza, informando que no dia seguinte, 10 de abril, começaria a transferência para a Fábrica Pompeu. Os 2050 permissionários reagiram com quebra-quebra aos gritos: “Fomos ludibriados, queremos o que é nosso, pagamos pelo o ‘esqueleto’ e não pela Fábrica Pompeu” contou Zélia Nunes ambulante há 33 anos. Derrubaram os tapumes e ao som de ensurdecedores apitos, tomaram as ruas 24 de Maio e Tristão Gonçalves demonstrando indignação e revolta.

Em 2001 o Metrofor adquiriu da Prefeitura de Fortaleza, o terreno que constituía o Beco da Poeira, com o objetivo de edificar uma das estações. A administração municipal, tendo a frente Juracy Magalhães, aplicou o dinheiro na desapropriação, de um terreno, na rua 24 de maio, vizinho ao Beco, para fazer o novo Centro de Negócios (Beco da Poeira), e transferiu os permissionários com dignidade.

Foi direcionada a Associação do Beco a responsabilidade de construir o novo prédio, com dinheiro dos comerciantes do Beco da Poeira. Em dezembro de 2004, ainda na administração de Juracy, a Prefeitura constatou que a obra estava irregular e determinou que parasse a construção do esqueleto de pré-moldado. A obra ficou inacabada e os comerciantes com prejuízo.

“Nós só queremos trabalhar. Com a mudança do Beco, tememos pela queda das vendas e os 2050 Boxes geram empregos para mais de dez mil pessoas, entre fabricantes que produzem as confecções e lanchonetes que fornecem alimentos”, conclui Zélia.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Toque de recolhe

Toque de recolher
PM de Bauru solicita medida para menores em condição de risco

A Polícia Militar de Bauru, a 329 km de São Paulo, encaminhou ao Juizado da Infância e da Juventude e ao Ministério Público um pedido para que a cidade adote toque de recolher para adolescentes em situação de risco. Se a Justiça acolher o pedido, Bauru será a primeira cidade com mais de 350 mil habitantes a implantar a medida que proíbe que crianças e adolescentes circulem sozinhos pelas ruas a partir das 23h durante a semana e após a meia noite aos fins de semana e feriados.

A PM fez o pedido com base em estatísticas que mostram que crimes envolvendo menores aumentaram nos dois últimos anos. Os roubos subiram de 25 para 39 e os casos de furtos aumentaram de 107 para 158 no mesmo período. A polícia acredita que menores em situação de risco que convivem com traficantes e demais criminosos estão sendo assediados para o crime.

Em cidades do noroeste do estado onde o toque de recolher foi implantado, os crimes diminuíram. Fernandópolis é uma delas e este juiz é quem teve a iniciativa, em 2005. O pedido da PM está sendo avaliado pela Justiça e não há um prazo para que a decisão seja tomada.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Cobertura jornalística de crimes melhorou, porém ainda comete erros










Especialistas destacam, por exemplo, que crimes na classe média ganham mais destaque embora afro-descendentes jovens sejam as principais vítimas da violência.
Embora o grau com que se apresenta varie enormemente em todo o mundo, a violência não é
uma particularidade do Brasil e constitui um problema global.

Para além do número, da gravidade e da evolução dos crimes em si, em tal cenário, torna-se fundamental o debate sobre o que está sendo noticiado e como está sendo noticiado – um reflexo parcial da própria sociedade que pode atenuar ou reforçar tendências. Justamente para discutir essas questões, jornalistas e acadêmicos nacionais e internacionais se reuniram com estudantes na manhã de hoje durante o Seminário Internacional de Mídia e Violência, realizado no Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Segundo Fernando Molica, diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI) e colunista do jornal O Dia, o Brasil é um país violento, mas antes a sociedade se via de forma mais harmônica – o crime surgia como um elemento externo que quebrava essa harmonia.

Tal opinião tem como base o trabalho de organização, por ele conduzido, do livro “50 anos de crimes”, uma parceria da ABRAJI com a editora Record, no qual analisou os tipos de crimes que ocorriam no passado e a cobertura jornalística dos mesmos à época comparando-os com o visto atualmente.

“O criminoso era entendido como o ‘inimigo público’, e os jornais se concentravam nesse personagem. Com o passar do tempo, as cidades vão ficando mais violentas, há o período de ditadura. Os crimes ganham mais complexidade e também uma cobertura mais contextualizada”, afirmou o jornalista.

Os atos criminosos vão, portanto, segundo Molica, ganhando novos formatos, como os “esquadrões da morte” e os “comandos vermelhos” – e, no caso do Rio de Janeiro, o crime chega também à zona sul da cidade (região de maior renda per capita). O jornalista lembrou uma reportagem dos anos 80 que trazia a disputa de dois bandidos pelo comando do morro Dona Marta, no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro. “Foi criado praticamente um ‘fla-flu’, ou seja, os jornais fizeram entrevistas com os dois bandidos e traçaram perfis de ambos”, disse.

Entretanto, ao longo dos anos, houve uma deterioração do jornalismo policial. Paralelamente, ele explicou que a complexidade e o aumento dos crimes foram contribuindo para que aumentasse o desespero da sociedade como um todo, que se tornou, de certa forma, “histérica” – a ponto de a expressão “direitos humanos” eventualmente adquirir um tom pejorativo aos olhos da maior parte da opinião pública.

Mesmo assim, segundo Molica, durante essas cinco décadas, o jornalismo melhorou. “A polícia deixou de ser a única fonte e as reportagens passaram a contextualizar o crime”, disse. Por outro lado, ele destacou que considera necessário que o jornalista deixe de lado a cobertura de polícia e passe a se dedicar à Segurança Pública. “Embora estejamos melhorando, é preciso estabelecer metas, assim como é feito, por exemplo, em economia. Deveríamos saber a evolução das taxas de criminalidade, para sermos capazes de mensurar e avaliar realmente se houve ou não melhora na questão de Segurança Pública durante um governo. Para mim esse é um dos grandes desafios da atualidade”, completou.


Criminalidade fora do Brasil

Para mostrar que realmente, a violência não é exclusividade do Rio de Janeiro, tampouco do Brasil, houve a participação de especialistas estrangeiros. Michel Labrecque, jornalista canadense da Radio-Canadá, lembrou que embora muitas pessoas tenham a idéia de que não há violência no Canadá, isto é um erro. “Realmente nossos índices são baixos estatisticamente, por exemplo, em 2007 houve 60 mortes por arma de fogo, o que representa uma criminalidade de 2% por mil habitantes, menos da metade do registrado nos EUA”, disse. Mesmo assim, Michel afirmou que os canadenses se preocupam com o país, acreditando que nos últimos tempos está mais violento.

Os índices baixos de criminalidade, entretanto, foram fruto de mudanças drásticas, principalmente, na polícia. Segundo o jornalista, muitas cidades têm polícia comunitária e vários comandantes da polícia são graduados, por exemplo, em Psicologia.

Outro ponto importante para alterar esses índices, segundo Michel, foi o combate à corrupção que se intensificou com coberturas jornalísticas nos 60, 70 e 80.

Hoje, porém, há regiões que apresentam um aumento significativo da pobreza e um alto número de imigrantes, que acabam por ser caracterizados pela mídia como violentos. “Nós sabemos que não se pode generalizar, temos que encontrar um meio termo”, ressaltou.

Ele destacou, ainda, que a mídia pode atuar de forma positiva ou negativa no que se refere à violência. “Há momentos em que o uso de câmeras e microfones pode atuar como um incentivo para demonstração de violência. Por outro lado, há situações onde acaba agindo como moderador. Mais uma vez, é preciso encontrar um meio termo”, ressaltou.

O moderador do evento, Guilherme Canela, que coordena a área de Comunicação e Informação do Escritório da UNESCO no Brasil, lembrou do caso de Diadema, São Paulo, no qual a mídia soube usar seu poder de forma positiva. “As denúncias de abusos por parte da polícia foram fundamentais para a redução das taxas de violência na cidade”, disse.


Pobreza e crime

Segundo Paulo Vaz, professor de pós-graduação da Escola de Comunicação da UFRJ e pesquisador do CNPq, no passado, a sociedade entendia que a causa do crime era a pobreza. Entretanto, ele disse que hoje a pobreza funciona como um marcador de risco.

“A idéia de rotina segura tornou-se uma espécie de esconderijo,ou melhor porto seguro.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Jornalismo on-line ainda engatinha



Pesquisador conclui
que noticiário na Internet
está longe de ser unanimidade






Não existe jornalismo on-line, mas, sim "em construção". A afirmação é do jornalista Ricardo Luís Nicola e parte de sua tese de doutorado defendida junto ao Departamento de Pós-Graduação em Multimeios do Instituto de Artes da Unicamp. Nicola pediu a 512 usuários da Internet, estudantes e profissionais de comunicação, que respondessem a um questionário com 14 perguntas qualitativas e quantitativas. Além de concluir que está longe de se chegar ao desejado jornalismo on-line, a maior parte de seus entrevistados não lê os jornais na rede.


Para o professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru esse fato derruba, em parte, mitos de que o jornal on-line acabaria com o jornal impresso. "É coisa ridícula e não vai acontecer", conclui. Além disso, segundo ele, um texto com 120 linhas de um jornal impresso é lido por muita gente. "Na Internet, ninguém lê texto tão longo assim."


O fato de os jornais de circulação nacional estarem na Internet não significa que se faça jornalismo on-line, conforme Nicola. Trata-se, na realidade, de suporte, de um banco de dados. Ninguém vem reescrevendo os textos para a mídia virtual. Normalmente, as pessoas lêem o jornal on-line e acabam retornando ao impresso, destaca Nicola. Outra constatação do jornalista é que "jornalista não lê os jornais na Internet. Ele entra no UOL mas dificilmente acessa a Folha".


Entre as conclusões do trabalho de Nicola, orientado pela professora Nelly de Camargo, está que "nas comunidades virtuais é que acontece o jornalismo on-line, mas com um perfil comunitário. O cibernauta se encontra e constrói sua identidade", diz. Para levantar estes dados, pesquisou comunidades como a dos negros, dos homossexuais, política, empresarial e religiosa. "Nestas comunidades, as pessoas têm segurança e não revelam quem são", explica Nicola.


Uma dessas comunidades pesquisadas, a CommonBond (xjwbrazil.tripod.com), formada por gays, lésbicas, travestis, transexuais e simpatizantes, que são ou já foram Testemunhas de Jeová, mostra o contra-senso. Mesmo com a respectiva orientação sexual, a liberdade pregada pela mídia on-line permite a eles que continuem falando para as pessoas "aceitarem a Jesus", apesar dos dogmas da religião.


Para traçar o cenário de sua tese de doutorado, Ricardo Nicola criou algumas situações, que vão do histórico do jornalismo on-line, a que denominou "do leitor para o ciberleitor". Passa pelo "ciberleitor para o cibercidadão", que não está atrás de notícias, mas compartilhando, o caso das comunidades virtuais. Por fim avaliou a transformação do "cibercidadão em cibernauta", o usuário que compra na rede.


Para este último, concluiu que se trata de um usuário que não tem tempo para nada: "é lacônico, lê blocos, geralmente compulsivo, pensa nos lucros e vantagens antes de tudo e o seu sinônimo é a segurança".


Modelo para jornalismo on-line? Nicola cita www.orj.org (Online Jornalism Review), "o que se pretende de uma revisão de jornalismo on-line". Mas no Brasil não há um único padrão. "Existe jornal on-line à medida que não fazemos publicidade dos jornais impressos", cita Ricardo.







  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Mais de 600 mil assistem a “Chico Xavier” e filme bate recorde






O filme “Chico Xavier”, que estreou na sexta-feira passada, foi visto por mais de 600 mil pessoas, segundo a distribuidora Dowtown. A cinebiografia do médium se torna, assim, a maior bilheteria da história do cinema nacional desde 1995, nos três primeiros dias de exibição. O número de espectadores de um filme na estreia costuma ser determinante para o resultado global e serve de termômetro para a indústria.
A distribuidora deve divulgar o número exato de público na próxima hora. O centenário de nascimento de Chico Xavier coincidiu com o lançamento do filme, no dia 2.
Dirigido por Daniel Filho, “Chico Xavier” bateu “Se Eu Fosse Você 2″ (2009), visto por cerca de 570 mil espectadores em seus três primeiros dias em cartaz. “Lula, o Filho do Brasil” (2010) fez 220 mil no fim de semana de estreia, e “Avatar” (2009) registrou mais de 800 mil.
O filme está em cartaz em 377 salas do país. Na noite de sexta, a reportagem da Folha passou por quatro cinemas da capital paulista e todos estavam com as sessões esgotadas.
“A última vez que vi lotar assim foi com ‘Avatar’”, disse a gerente Kátia Sousa, do Cinemark do Shopping D. Até as 21h, todas as sete sessões de “Chico Xavier”, em duas salas, tinham esgotado. A outra única sessão do dia que encheu foi de “A Caixa”.
No Frei Caneca Unibanco Arteplex 2 e no Cine Marabá, a mesma situação. “Sou católica e espírita, gostamos do Chico”, disse a telefonista Cacilda Dias, 63, que ficou sem ingresso no Marabá. A última vez que ela esteve no cinema foi para ver “2 Filhos de Francisco” (2005). O estudante Jaime Almeida, 30, teve mais sorte. “Chico prega o amor, não fala só de religião”, disse ele, que não tem religião e cujos pais são católicos, e as irmãs, evangélicas.
Silvia Cristina

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

IX Bienal do Livro do Ceará começa nesta sexta (9).


Fortaleza durante dez dias será a capital nacional da literatura. O evento terá início nesta sexta-feira (9), no Centro de Convenções do Ceará, a IX Bienal Internacional do Livro do Estado do Ceará. Este ano, a Bienal do Livro tem como tema “O Livro e a Leitura dos Sentimentos do Mundo” e pretende revelar os caminhos que se unem no universo da leitura.

Nesta edição a grande homenageada é a escritora cearense Raquel de Queiroz, que completaria 100 anos em 2010. Além de dar nomes a diversos espaços dentro do Centro de Convenções, a escritora será lembrada no espaço “Não Me Deixes”, elaborado para homenagear a ilustre cearense e que traz o nome da fazenda de Rachel, localizada em Quixadá, sertão cearense.

Com uma ampla programação de atividades que segue até o dia 18 de abril a Bienal do Ceará reunirá alguns dos principais nomes da literatura nacional, editoras, livrarias e profissionais que compõem as cadeias do livro e da leitura.


Fonte:sitedabienal

Camilo Vidal

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Lipoaspiração mata jornalista

Jornalista morre quando fazia lipoaspiração
Cirurgia foi feita em um hospital particular na manhã de segunda-feira (25).
Um dos médicos disse que ela sofreu uma embolia pulmonar.



A jornalista Lanusse Martins, de 27 anos, morreu no início da tarde desta segunda-feira (25), em uma clínica particular, em Brasília, após uma cirurgia de lipoaspiração.



Veja o site do Bom Dia DF

Lanusse era repórter na TV Justiça e em 2009 também trabalhou na TV Globo de Brasília. Na segunda-feira pela manhã ela deu entrada em uma clínica na Asa Sul, área nobre da capital, para fazer uma lipoescultura.

Médicos da clínica não quiseram dar entrevista. Mesmo assim, um deles disse que Lanusse teve uma embolia pulmonar após a cirurgia. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para autópsia. O sepultamento será em Brasília.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Ceará goleia o Quixadá e Fortaleza chega ao G-4

O Ceará goleou neste domingo o Quixadá em casa por 4 a 0 e precisa agora apenas de um empate na última rodada contra o Guarany de Sobral para garantir a primeira colocação no returno do Campeonato Cearense. Na liderança, o Ceará tem 24 pontos e só pode ser ultrapassado pelo Guarany de Sobral, que chegou aos 23 após vencer neste domingo o Itapipoca por 2 a 1, de virada.A última rodada do Campeonato Cearense está programada para ter todos os seus seis jogos na próxima quarta-feira, 7, às 21h50.


Já Fortaleza precisou de apenas 8min para garantir a vitória sobre Boa Viagem e fazer a sua parte na rodada em busca da entrada no G-4 do segundo turno do Campeonato Cearense. Com a vitória, o Fortaleza vai a 16 pontos e assume a quarta colocação, um ponto à frente do Crato, que perdeu por 1 a 0 do Ferroviário e caiu para quinto, com os mesmos 15 pontos do Ferroviário, que, com uma vitória a menos, fica em sexto.

Fonte: http://www.revistacentral.com.br

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

LULA FARÁ CAMPANHA





O presidente Lula afirmou que fará campanha a favor de Dilma Hussefelt,após o horário de expediente. Lula ainda informou que como presidente não tem candidato.

“Vou para a rua fazer comício. Vou de sábado e domingo para fazer comício", avisou o presidente. "Tratarei todos (os candidatos) com igualdade de condições. Mas tenho candidato, porque tenho partido, e vou apoiá-la", afirmou.

Lula está otimista e afirmou que Dilma vai ser presidente do Brasil, e completou:

“Ela vai ter de trabalhar”

O presidente ainda opinou sobre as pesquisas eleitorais que são realizadas, e fica feliz pelo fato de Dilma ter crescido 4 pontos percentuais, apesar da liderança de José Serra. O presidente informa que as pesquisas não assustam afinal a campanha está apenas começando.










  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Governador e prefeita avaliam projetos para Fortaleza

O governador Cid Gomes e a prefeita Luizianne Lins estiveram reunidos no Paço Municipal para discutirem projetos e ações para Fortaleza. Essa foi a primeira reunião entre as duas esferas de poder neste ano e retoma a série de reuniões iniciada em 2009. "Esses encontros são necessários para estruturar, amiudar e transformar em pauta comum aquilo que realmente diga respeito as duas esferas de governo", considera Cid Gomes. Os temas discutidos forão: cultura, segurança, planejamento, fazenda e infraestrutura.

Fonte: http://www.ceara.gov.br

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Santuário é palco da Via-Sacra

Celebrado no Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, pelo oitavo ano consecutivo, a peregrinação exaltando sacrifício de Jesus Cristo.
Na Sexta-Feira Santa, centenas de fiéis subiram até a esplanada do Santuário, percorrendo as estações da Via-Sacra e assistindo as encenações das passagens bíblicas até a XIII delas, o Calvário do Filho de Deus. Ali, após o sermão do bispo diocesano de Quixadá, dom Ângelo Pignoli, rezaram o Pai-Nosso e desceram os 6Km da rampa em total silêncio.
O momento mais marcante ocorreu na XI Estação, na crucificação de Jesus Cristo.
Na sua mensagem aos católicos, dom Ângelo Pignoli se referiu à data santa como um momento de contemplação fundamental para quem crê em Deus. Em tom litúrgico, o bispo definiu a passagem como um sagrado ato para a humanidade, nascido na morte e ressurreição do Senhor.
No sábado, aconteceu a Vigília da Ressurreição, que foi seguida de um confraternização com os hóspedes na Casa de Retiro, e no domingo, completando o Tríduo Pascal, celebrações litúrgicas às 11 e 17 horas.

Além do tempo religioso, o Santuário dispõe de gruta, restaurante (de onde se tem uma vista dos monólitos, lagoas e vegetação local), hotel, auditório e livraria. Próximo ao Santuário existem ainda trilhas para trekking e rampas para vôo livre de parapente e asa delta.
São 550m de altura, pela estrada da Rainha do Sertão, onde há esculturas sobre as estações do caminho de Jesus, desde o pretório ao calvário. A última Estação, a da ressurreição, fica no coração dos fiéis.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Coordenação Política da Prefeitura de Fortaleza tem novo titular

" O Coordenador Especial de Articulação de Políticas Públicas, Waldemir Catanho de Sena Junior, está se desimcompatibilizando do cargo, conforme o prazo estipulado pela legislação eleitoral.

Em seu lugar, assume Elmano Freitas da Costa, antes Assessor do Gabinete Para Comissão de Participação Popular."

Fonte: Prefeitura de Fortaleza

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Gel do emagrecimento


Cientistas descobrem gel que enche a barriga e combate obesidade
Líquido se transforma em gel quando se mistura ao ácido do estômago.
Ideia é colocar substância no leite, em iogurtes e até em refrigerantes.


Pesquisadores de em Birmingham, no interior da Inglaterra, conseguiram desenvolver um alimento que enche a barriga, mas não engorda. É um líquido que, ao entrar em contato com o ácido estomacal, se transforma instantaneamente gel. E enquanto esse gel não é absorvido pelo organismo, a pessoa não sente fome.

Veja o site do Jornal Nacional

O produto, que ainda precisa passar por muitos testes antes de entrar no mercado, pode ser eficiente para quem sofre de obesidade – uma condição, que todo mundo sabe, pode levar a uma série de outros problemas de saúde.

O gel preenche o estômago, como se fosse alimento, e a pessoa se sente satisfeita até o gel se dissolver, o que leva entre seis e oito horas. Isso evita a fome nos intervalos entre as refeições principais – café da manhã, almoço e jantar – acabando com os lanchinhos fora de hora.

O chefe da equipe responsável pela pesquisa explica que o líquido que vira gel foi feito com produtos extraídos de cereais, verduras e frutas, tudo natural. O produto não só enche o estômago, mas alimenta.

“Isso vai revolucionar os tratamentos contra obesidade, e certamente acabar com a necessidade de intervenções cirúrgicas”, afirma uma nutricionista que trabalha para o sistema nacional de saúde da Grã-Bretanha.

O gel deverá ser comercializado dentro três anos, mas não em estado puro. A ideia é que ele seja misturado ao leite, iogurtes e até refrigerantes – além de saudável, ele precisa ser saboroso.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Palestra Comunicação e Sustentabilidade

Acontecerá no Auditório da Faculdade Integrada do Ceará (FIC)/Estácio, uma palestra sobre "Comunicação e Sustentabilidade" com a jornalista e diretora de Comunicação da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), Janine Saponara. A palestra, seguida de debate, será no dia 8 de abril de 2010, às 19h30min. O evento faz parte dos Encontros Abracom. É grátis e aberto a profissionais de comunicação e empresários.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Chuva alaga ruas e fecha Aeroporto Santos Dumont








Devido a chuva forte no Rio, o Aeroporto Santos Dumont fechou para pousos e decolagens. Até o fim da tarde o aeroporto havia registrado atrasos em 47% dos 219 voos previstos.
Muitas ruas estão alagadas. A Praça da Bandeira, no sentido Centro, na altura da Rua Matosa, é
Um dos pontos afetados.


Na Zona Sul, a Rua Jardim Botânico, na altura da Rua Pacheco Leão e do Parque Lage, e a Rua Voluntários da Pátria, na altura da Real Grandeza, estão alagadas.


Fonte: Portal g1




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Sindjorce realiza em abril o VIII Congresso Estadual dos Jornalistas


Para marcar o Dia do Jornalista, comemorado em 7 de abril, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) realizam de 9 a 11 de abril, em Fortaleza, o VIII Congresso Estadual dos Jornalistas. Preparatório para o XXXIV Congresso Nacional dos Jornalistas, que ocorrerá de 18 a 21 de agosto, em Porto Alegre (RS), o Congresso Estadual elegerá os delegados que representarão os jornalistas do Ceará no evento e antecipará o início das celebrações pelos 57 anos do sindicato da categoria no Estado.



Com o tema "Trabalho, organização e qualidade de vida no Jornalismo", o VIII Congresso Estadual dos Jornalistas pretende envolver cerca de 300 participantes, entre profissionais, sindicalistas, professores, estudantes, juristas, parlamentares, procuradores, juízes, advogados, médicos e demais convidados num amplo debate sobre os principais temas do Jornalismo e da sociedade.

Hora de debater o futuro dos jornalistas

Alvo de sucessivos ataques com o objetivo de desestruturar a organização da categoria no Brasil, os trabalhadores jornalistas enfrentam um cenário de singular apreensão e incertezas desde 17 de junho de 2009, quando o STF extinguiu a obrigatoriedade do curso superior em Jornalismo para o exercício da profissão.
Esta será a primeira vez que a categoria e seus dirigentes nacionais e internacionais se reunirão em um Congresso Estadual no Ceará para mensurar os danos causados à sociedade pela extinção do diploma como critério de acesso à profissão de jornalista. Hora de debater estratégias para reverter os prejuízos provocados por uma decisão judicial equivocada que impôs um retrocesso de mais 40 anos à organização desses profissionais.

Categoria contabiliza vitórias

Apesar desse cenário difícil, os jornalistas já conseguiram algumas vitórias. Aprovaram nas Comissões de Constituição e Justiça do Senado e da Câmara Federal duas Propostas de Emendas Constitucionais (PECs) que restabelecem a exigência do diploma em Jornalismo para o exercício da profissão. A volta dessa obrigatoriedade recebeu apoio expressivo dos parlamentares, da sociedade e também dos delegados da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), realizada de 14 a 17 de dezembro, em Brasília.

Marco histórico na democratização das comunicações, a 1ª Confecom aprovou ainda duas importantes bandeiras de luta da categoria: a criação do Conselho Federal dos Jornalistas e de uma nova Lei de Imprensa, propostas que só serão colocadas em prática com a continuidade da organização e da pressão social dos jornalistas e da sociedade civil organizada.

Serviço:
VIII Congresso Estadual dos Jornalistas
De 9 a 11 de abril de 2010, em Fortaleza - CE
Abertura: 19 horas, no Auditório da Câmara Municipal de Fortaleza - Rua Dr. Tompson Bulcão, 830, Luciano Cavalcante
Credenciamento: a partir das 7h30min, no Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte Che Guevara (Cuca) - Avenida Presidente Castelo Branco, 6417, Barra do Ceará
Informações: 85. 3247.1094/3272.2966 ou escritoriovirtual@sindjorce.org.br

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Conselho de Representantes orienta Sindicatos a só filiarem jornalistas diplomados


Reunido em Brasília no dia 27 de março, com grande participação dos Sindicatos de Jornalistas Profissionais do país - 25 dos 31 Sindicatos filiados -, o Conselho de Representantes da FENAJ decidiu intensificar a luta em defesa do diploma e manter orientação da diretoria da Federação de não associar e não emitir carteiras de identidade de jornalista para não diplomados. Ficou definida, ainda, a Semana Nacional de Luta da categoria para o período de 5 a 10 de abril e a eleição da nova direção da Federação para o final de julho.Após aprovar por unanimidade a prestação de contas da FENAJ, o Conselho de Representantes definiu data das eleições da FENAJ para os dias 27, 28 e 29 de julho com posse da direção eleita no dia 4 de agosto. A Comissão que coordenará o processo eleitoral será composta pelos jornalistas Cláudio Curado (Goiás), Jorge Freitas (município do Rio de Janeiro), Amadeu Mêmulo (São Paulo), Carla Lisboa e Gésio Passos (DF) como titulares, ficando como suplentes Iran Alfaia e Beth Rita, ambos também do DF.

Com a proximidade do Dia do Jornalista, 7 de abril, os Sindicatos devem preparar atividades para a Semana Nacional de Luta dos jornalistas, com foco na defesa do diploma. A ideia é preparar grandes manifestações de rua, panfletagens nas universidades, redações e pronunciamentos em câmaras e assembléias legislativas para fortalecer a campanha em defesa do diploma e buscar acelerar a votação das Propostas de Emenda Constitucional que tramitam no Congresso Nacional. O movimento deve, também, promover manifestação na saída de Gilmar Mendes da presidência do STF, prevista para o final de abril.

Sindicalização
O Conselho de Representantes da FENAJ decidiu manter orientação da diretoria da Federação de não filiar e não emitir carteiras de identidade de jornalista para não diplomados. As únicas exceções são os registros específicos já previstos na regulamentação profissional. Ao mesmo tempo, indicou aos sindicatos que já adotaram este procedimento que o suspendam imediatamente até a realização do 34º Congresso Nacional dos Jornalistas, que acontecerá de 18 a 22 de agosto de 2010 em Porto Alegre (RS). O Conselho de Representantes decidiu, também, orientar a Federação Nacional dos Jornalistas e os sindicatos filiados aprofundarem e ampliar o debate sobre esta realidade imposta que envolve a categoria.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Fé utópica


O filósofo e professor Manfredo Araújo de Oliveira em seu artigo Páscoa e Vida Nova traz uma reflexão da importância do cristianismo para o exercício da Paz na humanidade.

Diante da degradação da miséria humana e das situações conflitivas, segundo o filósofo Manfredo Oliveira, só Deus desafia os cristãos a perceber que a fé minimiza os direitos negados.

No mundo de hoje isso é uma utopia. Na lógica do capital o papel do Estado protagoniza o processo econômico onde, ricos ficam cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres. Repensar o papel do Estado e implantar uma política centrada nos interesses da sociedade isto diminuiria o apartheid social. Dessa forma, a sociedade não ficaria a mercê da fé utópica.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Fim da abstinência sexual




Anamara estava transbordando de alegria por um motivo especial enquanto se maquiava para o ensaio sensual do Paparazzo. Dias atrás a ex-BBB quebrou o jejum de quase cinco meses sem sexo.

“Pois é, criatura! Quebrei o jejum e já resolveram o meu problema. Estava sem sexo desde o dia 17 de novembro. Posso confessar que essa foi uma das melhores transas da minha vida. Ficar sem sexo é mais difícil do que aturar o Dourado e a Lia", disse Maroca que revelou ao EGO.

A identidade do sortudo, Anamara não conta nem pelo prêmio de R$ 1,5 milhão. “O nome dele não vou dizer por nada, mas conto que a gente preparou um climão para esse dia acontecer. Desde que deixei a casa, ele já estava me cortejando e aconteceu. Quando dei por mim, a respiração dele já me deixava excitada."

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

VII Prêmio Gente de Bem




Está tudo pronto para a sétima edição do Prêmio Gente de Bem. A promoção é do Shopping Benfica e ocorrerá segunda-feira, dia 8 de março, a partir das 19 horas, nos Cinemas Benfica. Neste ano, o prêmio fará homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Anualmente, o Shopping Benfica homenagea homens e mulheres cearenses que se destacam pelo envolvimento em grandes causas sociais ou ações voluntárias, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da sociedade cearense. Este reconhecimento é a forma de incentivar cada vez mais a população a desenvolver ações voltadas para a valorização do ser humano.

Ana Maria Studart, Edyr Rolim, Gizela Nunes da Costa, Nice Firmeza e Silvia Magalhães são as cinco mulheres cearenses a homenageadas este ano pelo Shopping Benfica.

Entre elas, podemos destacar Silvia Magalhães, professora-doutora em Hematologia da Faculdade de Medicina da UFC e conferencista internacional, com relevante trabalho de responsabilidade social.

O Prêmio Gente de Bem, segundo a comissão orgnaizadora, é uma homenagem do Shopping ao caráter incomum de pessoas que, através de seu trabalho na área de Responsabilidade Social, estão mudando a história de muita gente, merecendo, por isso, reconhecimento.

Taiana Cláudia

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Oscar 2010 - A reação dos ganhadores da noite



O Oscar 2010 continua dando o que falar. O Hollywood Reporter publicou as declarações de alguns dos vencedores do Oscar, retratando as reações de cada um. A Melhor Diretora que, junto a este prêmio, faturou outros cinco com Guerra ao Terror, Kathryn Bigelow, disse que espera ser a primeira mulher de muitas que vencerão na categoria.

Os jornalistas provocaram sobre a concorrência direta entre ela e seu ex-marido, James Cameron, diretor de Avatar. Bigelow disse que Camerom é "um cineasta extraordinário" e o apontou como um dos diretores que a inspiraram. Mas quando questionada a respeito de quais seriam suas palavras ao ex-marido neste momento, Bigelow ficou sem resposta.

O roteirista de Guerra ao Terror, Mark Boal, disse que se sentia maravilhoso com o prêmio e afirmou que há muitas histórias sobre guerra que precisam ser exploradas pelos artistas. Sobre o trabalho em conjunto com a diretora, Boal acredita que "ajuda muito ter um gênio para dirigir um filme" e, emocionado, reiterou seu agradecimento ao pai falecido que o ensinou e o encorajou a seguir o coração.

Mo'Nique foi até os jornalistas e sua entrevista foi bem alto-astral. Começou falando sobre seu traje: "A razão de eu estar usando esse vestido azul é porque Hattie McDaniel usava um vestido da mesma cor quando venceu [o Oscar em 1940, por ... E O Vento Levou]. A atriz ainda falou sobre a influência que o prêmio pode ter na sua carreira: "Eu sou uma comediante de stand-up que venceu o Oscar", e declarou que seria ótimo se o prêmio impulsionasse sua carreira, mas se isso não acontecer, ela promete ser a pessoa dinâmica que se esforça para ser todos os dias e, assim sendo, ela terá ganhado.

Vencedora de Melhor Atriz Coadjuvante por Preciosa - Uma História de Esperança, Mo'Nique revelou que seu papel a ensinou a não julgar e a amar incondicionalmente. Já o Melhor Ator Coadjuvante, Christoph Waltz, de Bastardos Inglórios, diz que não pensa tanto nos prêmios e este é um conselho que ele dá para os jovens atores em início de carreira.

Jeff Bridges, vencedor de Melhor Ator por Coração Louco, declarou que a vitória deve ajudar no seu envolvimento com a música: "É algo que eu tenho feito há um bom tempo e isto vai me ajudar a continuar." Ele também acredita que a conquista possa dar mais visibilidade ao filme.

Fonte: http://cinema.cineclick.uol.com.br/

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Cláudia Abreu está grávida de seu terceiro filho



Cláudia Abreu vai ser mamãe pela terceira vez! Segundo a colunista Patrícia Kogut noticiou em seu blog, a atriz está grávida de quatro meses e este será seu terceiro filho com o marido, o cineasta José Henrique Fonseca.

O casal já é pai de Maria, de oito anos, e Felipa, de dois.

Vale lembrar que Cláudia está reservada para fazer a próxima novela de Gilberto Braga, na Globo, ainda sem título definido, que deve estrear no início de 2011, no lugar de Passione, substituta de Viver a Vida. Assim, a atriz vai ter bastante tempo para curtir seu bebê...


FONTE: O RIO BRANCO NET



RENATO LOPES




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Pancadaria no Castelão


Neste domingo (28), o confronto entre Fortaleza e Guarany de Sobral foi marcado não só pelo título do Tricolor, mas também por confusão entre os torcedores. A briga foi entre os próprios torcedores do Fortaleza, gravada por uma câmera amadora e divulgada no programa Barra Pesada desta segunda-feira (1).

Quando o Guarany vencia por 4 a 1, a torcida do Fortaleza, decepcionada, começa a evacuar a arquibancada. Neste momento, no entanto, o Leão iniciou sua reação.

Os torcedores quiseram voltar aos seus lugares, mas foram impedidos. Por conta disso, arrombaram o portão de acesso à imprensa e forçaram a entrada.

Os vândalos chegaram a arrancar cadeiras da arquibancada para usá-las como armas. A Polícia conseguiu deter 30 deles.

Fonte: http://jangadeiroonline.com.br/blog-de-esportes/fortaleza/torcida-do-fortaleza-protagoniza-pancadaria-no-castelao/

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS