Pages

Grazi Massafera confessa ficar "chateadinha" com algumas críticas a seu trabalho na TV




Grazi Massafera está em sua quarta novela na Globo, mas sabe que ainda tem muito a aprender. Revelada na quinta edição do BBB - que renega -, a atriz revelou ao R7 que estar na pele da vilã Deodora da novela Tempos Modernos é mais um "aprendizado".

“Tenho aprendido muito. Da voz à expressão corporal. Tive de fazer aulas de artes marciais e brinco que até o fim da novela vou ter que aprender a fazer balé para perder a dureza da Deodora”.

A atriz tem recebido muitas críticas negativas pelo desempenho de sua personagem. Deodora, aliás, mudou o perfil e não está mais tão malévola. Tudo por conta dos problemas de audiência da novela das sete, que não emplaca no Ibope.
Grazi falou sobre como lida com as críticas para o R7.


“ Críticas são sempre bem-vindas. Eu avalio todas elas. Mas confesso que, de vez em quando, fico chateadinha. Mas só nos primeiros 15 minutos depois de eu ter lido. Aquelas que dão para crescer, que falam seriamente sobre o meu trabalho, eu absorvo”.

A atriz informou também que pretende estrear uma peça de teatro, mas isso só quando acabar a novela.

Fonte: R7

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Tragedia em Niteroi

Fátima chegou à favela por volta das três da tarde. Mas precisávamos cumprir uma outra tarefa com ela antes do jornal. E teria que ser rápido. A ideia era fazer uma reportagem um pouco diferente da que estamos acostumados a ver. Fátima daria um testemunho pessoal sobre aquele cenário devastador e entrevistaria algumas pessoas que poderiam ajudar a mostrar a dimensão daquele desastre.
O meu rádio tocou de manhã. Do outro lado da linha, o editor-chefe do Jornal Nacional, William Bonner, me convocava para um dia diferente de trabalho. Eu não precisaria ir para a redação no Jardim Botânico, no Rio. Na tarde daquela quinta-feira, 8 de abril, meu destino era o Morro do Bumba, onde aconteceu a maior tragédia dos deslizamentos de Niterói, cidade onde moro desde que nasci. Como morador, eu poderia ser útil para o jornal. Minha missão era auxiliar Fátima Bernardes, que deixaria a bancada do JN para apresentar o jornal ao vivo do local da tragédia.
Eu e o produtor Tyndaro Menezes ficávamos circulando pela multidão em busca de algumas histórias que pudessem enriquecer a reportagem da Fátima e do repórter cinematográfico Marco Aurélio. O restante da gravação foi surgindo naturalmente. Encontramos uma tenda com famílias a espera de notícias, uma igreja acolhendo desabrigados e histórias tristes que apareciam em qualquer lugar para onde apontávamos o microfone.
O que chamou logo a atenção da equipe foi o vai e vem de gente trazendo roupa, comida e colchões. Na rua que fica em frente à montanha que deslizou, um cartaz colado num para-brisa improvisado dizia: “Van da Solidariedade”. Dentro dela, estava um grupo que veio do Morro do Castro, uma outra comunidade pobre de Niterói. Gravamos com aquelas pessoas que não tinham muito para doar, mas faziam questão de estar ali.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Morre mae do rei Roberto Carlos.

Foi enterrado hoje de manhã, no Rio, o corpo de Laura Moreira Braga, a Lady Laura. Roberto Carlos cantou em voz baixa a música que compôs com Erasmo Carlos em homenagem à mãe. O rei estava muito emocionado.
As homenagens nas canções criadas pelo rei. Os fãs chegaram cedo ao cemitério com mensagens de apoio para Roberto Carlos.
O cortejo percorreu vários bairros do Rio. Na chegada ao cemitério, a multidão aplaudiu. Roberto Carlos veio segurando o caixão com o filho Dudu. Lady Laura deixa quatro filhos, sete netos e oito bisnetos. “A Lala é uma grande perda para gente. Ela era uma referência para a nossa família”, fala Dudu Braga.
Laura Moreira Braga ensinou os primeiros acordes de violão para Roberto Carlos. Quando ouviu o filho caçula cantando numa rádio pela primeira vez, se transformou na maior incentivadora e, na opinião dos amigos que vieram ao enterro, na maior fã do rei.
“A Lala sempre foi muito próxima, os dois sempre foram muito unidos”.
Lady Laura, como ficou eternizada na música, tinha 96 anos. No sábado à noite, Lady Laura morreu por complicações de uma pneumonia. O cantor recebeu a notícia no final do show que apresentava em Nova York.
A turnê dos Estados Unidos em comemoração pelos cinquenta anos de carreira tinha sido adiada por causa do estado de saúde da mãe. Quando o quadro clínico melhorou, na semana passada, o rei decidiu viajar.
O cantor voltou ao Rio ontem num voo fretado e passou a noite no hospital onde a mãe ficou internada por dezoito dias. Saiu de madrugada e retornou de manhã para acompanhar a saída do caixão.
Abatido, Roberto Carlos, que completa hoje (19) 69 anos, não conteve a emoção.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Tensão e revolta com a mudança do Beco da Poeira





Permissionários fizeram protesto para não sair do Beco da Poeira. Na tarde de sexta feira, dia 9, ao receber o comunicado da Prefeitura Municipal de Fortaleza, informando que no dia seguinte, 10 de abril, começaria a transferência para a Fábrica Pompeu. Os 2050 permissionários reagiram com quebra-quebra aos gritos: “Fomos ludibriados, queremos o que é nosso, pagamos pelo o ‘esqueleto’ e não pela Fábrica Pompeu” contou Zélia Nunes ambulante há 33 anos. Derrubaram os tapumes e ao som de ensurdecedores apitos, tomaram as ruas 24 de Maio e Tristão Gonçalves demonstrando indignação e revolta.

Em 2001 o Metrofor adquiriu da Prefeitura de Fortaleza, o terreno que constituía o Beco da Poeira, com o objetivo de edificar uma das estações. A administração municipal, tendo a frente Juracy Magalhães, aplicou o dinheiro na desapropriação, de um terreno, na rua 24 de maio, vizinho ao Beco, para fazer o novo Centro de Negócios (Beco da Poeira), e transferiu os permissionários com dignidade.

Foi direcionada a Associação do Beco a responsabilidade de construir o novo prédio, com dinheiro dos comerciantes do Beco da Poeira. Em dezembro de 2004, ainda na administração de Juracy, a Prefeitura constatou que a obra estava irregular e determinou que parasse a construção do esqueleto de pré-moldado. A obra ficou inacabada e os comerciantes com prejuízo.

“Nós só queremos trabalhar. Com a mudança do Beco, tememos pela queda das vendas e os 2050 Boxes geram empregos para mais de dez mil pessoas, entre fabricantes que produzem as confecções e lanchonetes que fornecem alimentos”, conclui Zélia.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Toque de recolhe

Toque de recolher
PM de Bauru solicita medida para menores em condição de risco

A Polícia Militar de Bauru, a 329 km de São Paulo, encaminhou ao Juizado da Infância e da Juventude e ao Ministério Público um pedido para que a cidade adote toque de recolher para adolescentes em situação de risco. Se a Justiça acolher o pedido, Bauru será a primeira cidade com mais de 350 mil habitantes a implantar a medida que proíbe que crianças e adolescentes circulem sozinhos pelas ruas a partir das 23h durante a semana e após a meia noite aos fins de semana e feriados.

A PM fez o pedido com base em estatísticas que mostram que crimes envolvendo menores aumentaram nos dois últimos anos. Os roubos subiram de 25 para 39 e os casos de furtos aumentaram de 107 para 158 no mesmo período. A polícia acredita que menores em situação de risco que convivem com traficantes e demais criminosos estão sendo assediados para o crime.

Em cidades do noroeste do estado onde o toque de recolher foi implantado, os crimes diminuíram. Fernandópolis é uma delas e este juiz é quem teve a iniciativa, em 2005. O pedido da PM está sendo avaliado pela Justiça e não há um prazo para que a decisão seja tomada.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Cobertura jornalística de crimes melhorou, porém ainda comete erros










Especialistas destacam, por exemplo, que crimes na classe média ganham mais destaque embora afro-descendentes jovens sejam as principais vítimas da violência.
Embora o grau com que se apresenta varie enormemente em todo o mundo, a violência não é
uma particularidade do Brasil e constitui um problema global.

Para além do número, da gravidade e da evolução dos crimes em si, em tal cenário, torna-se fundamental o debate sobre o que está sendo noticiado e como está sendo noticiado – um reflexo parcial da própria sociedade que pode atenuar ou reforçar tendências. Justamente para discutir essas questões, jornalistas e acadêmicos nacionais e internacionais se reuniram com estudantes na manhã de hoje durante o Seminário Internacional de Mídia e Violência, realizado no Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Segundo Fernando Molica, diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI) e colunista do jornal O Dia, o Brasil é um país violento, mas antes a sociedade se via de forma mais harmônica – o crime surgia como um elemento externo que quebrava essa harmonia.

Tal opinião tem como base o trabalho de organização, por ele conduzido, do livro “50 anos de crimes”, uma parceria da ABRAJI com a editora Record, no qual analisou os tipos de crimes que ocorriam no passado e a cobertura jornalística dos mesmos à época comparando-os com o visto atualmente.

“O criminoso era entendido como o ‘inimigo público’, e os jornais se concentravam nesse personagem. Com o passar do tempo, as cidades vão ficando mais violentas, há o período de ditadura. Os crimes ganham mais complexidade e também uma cobertura mais contextualizada”, afirmou o jornalista.

Os atos criminosos vão, portanto, segundo Molica, ganhando novos formatos, como os “esquadrões da morte” e os “comandos vermelhos” – e, no caso do Rio de Janeiro, o crime chega também à zona sul da cidade (região de maior renda per capita). O jornalista lembrou uma reportagem dos anos 80 que trazia a disputa de dois bandidos pelo comando do morro Dona Marta, no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro. “Foi criado praticamente um ‘fla-flu’, ou seja, os jornais fizeram entrevistas com os dois bandidos e traçaram perfis de ambos”, disse.

Entretanto, ao longo dos anos, houve uma deterioração do jornalismo policial. Paralelamente, ele explicou que a complexidade e o aumento dos crimes foram contribuindo para que aumentasse o desespero da sociedade como um todo, que se tornou, de certa forma, “histérica” – a ponto de a expressão “direitos humanos” eventualmente adquirir um tom pejorativo aos olhos da maior parte da opinião pública.

Mesmo assim, segundo Molica, durante essas cinco décadas, o jornalismo melhorou. “A polícia deixou de ser a única fonte e as reportagens passaram a contextualizar o crime”, disse. Por outro lado, ele destacou que considera necessário que o jornalista deixe de lado a cobertura de polícia e passe a se dedicar à Segurança Pública. “Embora estejamos melhorando, é preciso estabelecer metas, assim como é feito, por exemplo, em economia. Deveríamos saber a evolução das taxas de criminalidade, para sermos capazes de mensurar e avaliar realmente se houve ou não melhora na questão de Segurança Pública durante um governo. Para mim esse é um dos grandes desafios da atualidade”, completou.


Criminalidade fora do Brasil

Para mostrar que realmente, a violência não é exclusividade do Rio de Janeiro, tampouco do Brasil, houve a participação de especialistas estrangeiros. Michel Labrecque, jornalista canadense da Radio-Canadá, lembrou que embora muitas pessoas tenham a idéia de que não há violência no Canadá, isto é um erro. “Realmente nossos índices são baixos estatisticamente, por exemplo, em 2007 houve 60 mortes por arma de fogo, o que representa uma criminalidade de 2% por mil habitantes, menos da metade do registrado nos EUA”, disse. Mesmo assim, Michel afirmou que os canadenses se preocupam com o país, acreditando que nos últimos tempos está mais violento.

Os índices baixos de criminalidade, entretanto, foram fruto de mudanças drásticas, principalmente, na polícia. Segundo o jornalista, muitas cidades têm polícia comunitária e vários comandantes da polícia são graduados, por exemplo, em Psicologia.

Outro ponto importante para alterar esses índices, segundo Michel, foi o combate à corrupção que se intensificou com coberturas jornalísticas nos 60, 70 e 80.

Hoje, porém, há regiões que apresentam um aumento significativo da pobreza e um alto número de imigrantes, que acabam por ser caracterizados pela mídia como violentos. “Nós sabemos que não se pode generalizar, temos que encontrar um meio termo”, ressaltou.

Ele destacou, ainda, que a mídia pode atuar de forma positiva ou negativa no que se refere à violência. “Há momentos em que o uso de câmeras e microfones pode atuar como um incentivo para demonstração de violência. Por outro lado, há situações onde acaba agindo como moderador. Mais uma vez, é preciso encontrar um meio termo”, ressaltou.

O moderador do evento, Guilherme Canela, que coordena a área de Comunicação e Informação do Escritório da UNESCO no Brasil, lembrou do caso de Diadema, São Paulo, no qual a mídia soube usar seu poder de forma positiva. “As denúncias de abusos por parte da polícia foram fundamentais para a redução das taxas de violência na cidade”, disse.


Pobreza e crime

Segundo Paulo Vaz, professor de pós-graduação da Escola de Comunicação da UFRJ e pesquisador do CNPq, no passado, a sociedade entendia que a causa do crime era a pobreza. Entretanto, ele disse que hoje a pobreza funciona como um marcador de risco.

“A idéia de rotina segura tornou-se uma espécie de esconderijo,ou melhor porto seguro.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Jornalismo on-line ainda engatinha



Pesquisador conclui
que noticiário na Internet
está longe de ser unanimidade






Não existe jornalismo on-line, mas, sim "em construção". A afirmação é do jornalista Ricardo Luís Nicola e parte de sua tese de doutorado defendida junto ao Departamento de Pós-Graduação em Multimeios do Instituto de Artes da Unicamp. Nicola pediu a 512 usuários da Internet, estudantes e profissionais de comunicação, que respondessem a um questionário com 14 perguntas qualitativas e quantitativas. Além de concluir que está longe de se chegar ao desejado jornalismo on-line, a maior parte de seus entrevistados não lê os jornais na rede.


Para o professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru esse fato derruba, em parte, mitos de que o jornal on-line acabaria com o jornal impresso. "É coisa ridícula e não vai acontecer", conclui. Além disso, segundo ele, um texto com 120 linhas de um jornal impresso é lido por muita gente. "Na Internet, ninguém lê texto tão longo assim."


O fato de os jornais de circulação nacional estarem na Internet não significa que se faça jornalismo on-line, conforme Nicola. Trata-se, na realidade, de suporte, de um banco de dados. Ninguém vem reescrevendo os textos para a mídia virtual. Normalmente, as pessoas lêem o jornal on-line e acabam retornando ao impresso, destaca Nicola. Outra constatação do jornalista é que "jornalista não lê os jornais na Internet. Ele entra no UOL mas dificilmente acessa a Folha".


Entre as conclusões do trabalho de Nicola, orientado pela professora Nelly de Camargo, está que "nas comunidades virtuais é que acontece o jornalismo on-line, mas com um perfil comunitário. O cibernauta se encontra e constrói sua identidade", diz. Para levantar estes dados, pesquisou comunidades como a dos negros, dos homossexuais, política, empresarial e religiosa. "Nestas comunidades, as pessoas têm segurança e não revelam quem são", explica Nicola.


Uma dessas comunidades pesquisadas, a CommonBond (xjwbrazil.tripod.com), formada por gays, lésbicas, travestis, transexuais e simpatizantes, que são ou já foram Testemunhas de Jeová, mostra o contra-senso. Mesmo com a respectiva orientação sexual, a liberdade pregada pela mídia on-line permite a eles que continuem falando para as pessoas "aceitarem a Jesus", apesar dos dogmas da religião.


Para traçar o cenário de sua tese de doutorado, Ricardo Nicola criou algumas situações, que vão do histórico do jornalismo on-line, a que denominou "do leitor para o ciberleitor". Passa pelo "ciberleitor para o cibercidadão", que não está atrás de notícias, mas compartilhando, o caso das comunidades virtuais. Por fim avaliou a transformação do "cibercidadão em cibernauta", o usuário que compra na rede.


Para este último, concluiu que se trata de um usuário que não tem tempo para nada: "é lacônico, lê blocos, geralmente compulsivo, pensa nos lucros e vantagens antes de tudo e o seu sinônimo é a segurança".


Modelo para jornalismo on-line? Nicola cita www.orj.org (Online Jornalism Review), "o que se pretende de uma revisão de jornalismo on-line". Mas no Brasil não há um único padrão. "Existe jornal on-line à medida que não fazemos publicidade dos jornais impressos", cita Ricardo.







  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Mais de 600 mil assistem a “Chico Xavier” e filme bate recorde






O filme “Chico Xavier”, que estreou na sexta-feira passada, foi visto por mais de 600 mil pessoas, segundo a distribuidora Dowtown. A cinebiografia do médium se torna, assim, a maior bilheteria da história do cinema nacional desde 1995, nos três primeiros dias de exibição. O número de espectadores de um filme na estreia costuma ser determinante para o resultado global e serve de termômetro para a indústria.
A distribuidora deve divulgar o número exato de público na próxima hora. O centenário de nascimento de Chico Xavier coincidiu com o lançamento do filme, no dia 2.
Dirigido por Daniel Filho, “Chico Xavier” bateu “Se Eu Fosse Você 2″ (2009), visto por cerca de 570 mil espectadores em seus três primeiros dias em cartaz. “Lula, o Filho do Brasil” (2010) fez 220 mil no fim de semana de estreia, e “Avatar” (2009) registrou mais de 800 mil.
O filme está em cartaz em 377 salas do país. Na noite de sexta, a reportagem da Folha passou por quatro cinemas da capital paulista e todos estavam com as sessões esgotadas.
“A última vez que vi lotar assim foi com ‘Avatar’”, disse a gerente Kátia Sousa, do Cinemark do Shopping D. Até as 21h, todas as sete sessões de “Chico Xavier”, em duas salas, tinham esgotado. A outra única sessão do dia que encheu foi de “A Caixa”.
No Frei Caneca Unibanco Arteplex 2 e no Cine Marabá, a mesma situação. “Sou católica e espírita, gostamos do Chico”, disse a telefonista Cacilda Dias, 63, que ficou sem ingresso no Marabá. A última vez que ela esteve no cinema foi para ver “2 Filhos de Francisco” (2005). O estudante Jaime Almeida, 30, teve mais sorte. “Chico prega o amor, não fala só de religião”, disse ele, que não tem religião e cujos pais são católicos, e as irmãs, evangélicas.
Silvia Cristina

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

IX Bienal do Livro do Ceará começa nesta sexta (9).


Fortaleza durante dez dias será a capital nacional da literatura. O evento terá início nesta sexta-feira (9), no Centro de Convenções do Ceará, a IX Bienal Internacional do Livro do Estado do Ceará. Este ano, a Bienal do Livro tem como tema “O Livro e a Leitura dos Sentimentos do Mundo” e pretende revelar os caminhos que se unem no universo da leitura.

Nesta edição a grande homenageada é a escritora cearense Raquel de Queiroz, que completaria 100 anos em 2010. Além de dar nomes a diversos espaços dentro do Centro de Convenções, a escritora será lembrada no espaço “Não Me Deixes”, elaborado para homenagear a ilustre cearense e que traz o nome da fazenda de Rachel, localizada em Quixadá, sertão cearense.

Com uma ampla programação de atividades que segue até o dia 18 de abril a Bienal do Ceará reunirá alguns dos principais nomes da literatura nacional, editoras, livrarias e profissionais que compõem as cadeias do livro e da leitura.


Fonte:sitedabienal

Camilo Vidal

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Lipoaspiração mata jornalista

Jornalista morre quando fazia lipoaspiração
Cirurgia foi feita em um hospital particular na manhã de segunda-feira (25).
Um dos médicos disse que ela sofreu uma embolia pulmonar.



A jornalista Lanusse Martins, de 27 anos, morreu no início da tarde desta segunda-feira (25), em uma clínica particular, em Brasília, após uma cirurgia de lipoaspiração.



Veja o site do Bom Dia DF

Lanusse era repórter na TV Justiça e em 2009 também trabalhou na TV Globo de Brasília. Na segunda-feira pela manhã ela deu entrada em uma clínica na Asa Sul, área nobre da capital, para fazer uma lipoescultura.

Médicos da clínica não quiseram dar entrevista. Mesmo assim, um deles disse que Lanusse teve uma embolia pulmonar após a cirurgia. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para autópsia. O sepultamento será em Brasília.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Ceará goleia o Quixadá e Fortaleza chega ao G-4

O Ceará goleou neste domingo o Quixadá em casa por 4 a 0 e precisa agora apenas de um empate na última rodada contra o Guarany de Sobral para garantir a primeira colocação no returno do Campeonato Cearense. Na liderança, o Ceará tem 24 pontos e só pode ser ultrapassado pelo Guarany de Sobral, que chegou aos 23 após vencer neste domingo o Itapipoca por 2 a 1, de virada.A última rodada do Campeonato Cearense está programada para ter todos os seus seis jogos na próxima quarta-feira, 7, às 21h50.


Já Fortaleza precisou de apenas 8min para garantir a vitória sobre Boa Viagem e fazer a sua parte na rodada em busca da entrada no G-4 do segundo turno do Campeonato Cearense. Com a vitória, o Fortaleza vai a 16 pontos e assume a quarta colocação, um ponto à frente do Crato, que perdeu por 1 a 0 do Ferroviário e caiu para quinto, com os mesmos 15 pontos do Ferroviário, que, com uma vitória a menos, fica em sexto.

Fonte: http://www.revistacentral.com.br

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

LULA FARÁ CAMPANHA





O presidente Lula afirmou que fará campanha a favor de Dilma Hussefelt,após o horário de expediente. Lula ainda informou que como presidente não tem candidato.

“Vou para a rua fazer comício. Vou de sábado e domingo para fazer comício", avisou o presidente. "Tratarei todos (os candidatos) com igualdade de condições. Mas tenho candidato, porque tenho partido, e vou apoiá-la", afirmou.

Lula está otimista e afirmou que Dilma vai ser presidente do Brasil, e completou:

“Ela vai ter de trabalhar”

O presidente ainda opinou sobre as pesquisas eleitorais que são realizadas, e fica feliz pelo fato de Dilma ter crescido 4 pontos percentuais, apesar da liderança de José Serra. O presidente informa que as pesquisas não assustam afinal a campanha está apenas começando.










  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Governador e prefeita avaliam projetos para Fortaleza

O governador Cid Gomes e a prefeita Luizianne Lins estiveram reunidos no Paço Municipal para discutirem projetos e ações para Fortaleza. Essa foi a primeira reunião entre as duas esferas de poder neste ano e retoma a série de reuniões iniciada em 2009. "Esses encontros são necessários para estruturar, amiudar e transformar em pauta comum aquilo que realmente diga respeito as duas esferas de governo", considera Cid Gomes. Os temas discutidos forão: cultura, segurança, planejamento, fazenda e infraestrutura.

Fonte: http://www.ceara.gov.br

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Santuário é palco da Via-Sacra

Celebrado no Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, pelo oitavo ano consecutivo, a peregrinação exaltando sacrifício de Jesus Cristo.
Na Sexta-Feira Santa, centenas de fiéis subiram até a esplanada do Santuário, percorrendo as estações da Via-Sacra e assistindo as encenações das passagens bíblicas até a XIII delas, o Calvário do Filho de Deus. Ali, após o sermão do bispo diocesano de Quixadá, dom Ângelo Pignoli, rezaram o Pai-Nosso e desceram os 6Km da rampa em total silêncio.
O momento mais marcante ocorreu na XI Estação, na crucificação de Jesus Cristo.
Na sua mensagem aos católicos, dom Ângelo Pignoli se referiu à data santa como um momento de contemplação fundamental para quem crê em Deus. Em tom litúrgico, o bispo definiu a passagem como um sagrado ato para a humanidade, nascido na morte e ressurreição do Senhor.
No sábado, aconteceu a Vigília da Ressurreição, que foi seguida de um confraternização com os hóspedes na Casa de Retiro, e no domingo, completando o Tríduo Pascal, celebrações litúrgicas às 11 e 17 horas.

Além do tempo religioso, o Santuário dispõe de gruta, restaurante (de onde se tem uma vista dos monólitos, lagoas e vegetação local), hotel, auditório e livraria. Próximo ao Santuário existem ainda trilhas para trekking e rampas para vôo livre de parapente e asa delta.
São 550m de altura, pela estrada da Rainha do Sertão, onde há esculturas sobre as estações do caminho de Jesus, desde o pretório ao calvário. A última Estação, a da ressurreição, fica no coração dos fiéis.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Coordenação Política da Prefeitura de Fortaleza tem novo titular

" O Coordenador Especial de Articulação de Políticas Públicas, Waldemir Catanho de Sena Junior, está se desimcompatibilizando do cargo, conforme o prazo estipulado pela legislação eleitoral.

Em seu lugar, assume Elmano Freitas da Costa, antes Assessor do Gabinete Para Comissão de Participação Popular."

Fonte: Prefeitura de Fortaleza

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Gel do emagrecimento


Cientistas descobrem gel que enche a barriga e combate obesidade
Líquido se transforma em gel quando se mistura ao ácido do estômago.
Ideia é colocar substância no leite, em iogurtes e até em refrigerantes.


Pesquisadores de em Birmingham, no interior da Inglaterra, conseguiram desenvolver um alimento que enche a barriga, mas não engorda. É um líquido que, ao entrar em contato com o ácido estomacal, se transforma instantaneamente gel. E enquanto esse gel não é absorvido pelo organismo, a pessoa não sente fome.

Veja o site do Jornal Nacional

O produto, que ainda precisa passar por muitos testes antes de entrar no mercado, pode ser eficiente para quem sofre de obesidade – uma condição, que todo mundo sabe, pode levar a uma série de outros problemas de saúde.

O gel preenche o estômago, como se fosse alimento, e a pessoa se sente satisfeita até o gel se dissolver, o que leva entre seis e oito horas. Isso evita a fome nos intervalos entre as refeições principais – café da manhã, almoço e jantar – acabando com os lanchinhos fora de hora.

O chefe da equipe responsável pela pesquisa explica que o líquido que vira gel foi feito com produtos extraídos de cereais, verduras e frutas, tudo natural. O produto não só enche o estômago, mas alimenta.

“Isso vai revolucionar os tratamentos contra obesidade, e certamente acabar com a necessidade de intervenções cirúrgicas”, afirma uma nutricionista que trabalha para o sistema nacional de saúde da Grã-Bretanha.

O gel deverá ser comercializado dentro três anos, mas não em estado puro. A ideia é que ele seja misturado ao leite, iogurtes e até refrigerantes – além de saudável, ele precisa ser saboroso.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Palestra Comunicação e Sustentabilidade

Acontecerá no Auditório da Faculdade Integrada do Ceará (FIC)/Estácio, uma palestra sobre "Comunicação e Sustentabilidade" com a jornalista e diretora de Comunicação da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), Janine Saponara. A palestra, seguida de debate, será no dia 8 de abril de 2010, às 19h30min. O evento faz parte dos Encontros Abracom. É grátis e aberto a profissionais de comunicação e empresários.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Chuva alaga ruas e fecha Aeroporto Santos Dumont








Devido a chuva forte no Rio, o Aeroporto Santos Dumont fechou para pousos e decolagens. Até o fim da tarde o aeroporto havia registrado atrasos em 47% dos 219 voos previstos.
Muitas ruas estão alagadas. A Praça da Bandeira, no sentido Centro, na altura da Rua Matosa, é
Um dos pontos afetados.


Na Zona Sul, a Rua Jardim Botânico, na altura da Rua Pacheco Leão e do Parque Lage, e a Rua Voluntários da Pátria, na altura da Real Grandeza, estão alagadas.


Fonte: Portal g1




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Sindjorce realiza em abril o VIII Congresso Estadual dos Jornalistas


Para marcar o Dia do Jornalista, comemorado em 7 de abril, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) realizam de 9 a 11 de abril, em Fortaleza, o VIII Congresso Estadual dos Jornalistas. Preparatório para o XXXIV Congresso Nacional dos Jornalistas, que ocorrerá de 18 a 21 de agosto, em Porto Alegre (RS), o Congresso Estadual elegerá os delegados que representarão os jornalistas do Ceará no evento e antecipará o início das celebrações pelos 57 anos do sindicato da categoria no Estado.



Com o tema "Trabalho, organização e qualidade de vida no Jornalismo", o VIII Congresso Estadual dos Jornalistas pretende envolver cerca de 300 participantes, entre profissionais, sindicalistas, professores, estudantes, juristas, parlamentares, procuradores, juízes, advogados, médicos e demais convidados num amplo debate sobre os principais temas do Jornalismo e da sociedade.

Hora de debater o futuro dos jornalistas

Alvo de sucessivos ataques com o objetivo de desestruturar a organização da categoria no Brasil, os trabalhadores jornalistas enfrentam um cenário de singular apreensão e incertezas desde 17 de junho de 2009, quando o STF extinguiu a obrigatoriedade do curso superior em Jornalismo para o exercício da profissão.
Esta será a primeira vez que a categoria e seus dirigentes nacionais e internacionais se reunirão em um Congresso Estadual no Ceará para mensurar os danos causados à sociedade pela extinção do diploma como critério de acesso à profissão de jornalista. Hora de debater estratégias para reverter os prejuízos provocados por uma decisão judicial equivocada que impôs um retrocesso de mais 40 anos à organização desses profissionais.

Categoria contabiliza vitórias

Apesar desse cenário difícil, os jornalistas já conseguiram algumas vitórias. Aprovaram nas Comissões de Constituição e Justiça do Senado e da Câmara Federal duas Propostas de Emendas Constitucionais (PECs) que restabelecem a exigência do diploma em Jornalismo para o exercício da profissão. A volta dessa obrigatoriedade recebeu apoio expressivo dos parlamentares, da sociedade e também dos delegados da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), realizada de 14 a 17 de dezembro, em Brasília.

Marco histórico na democratização das comunicações, a 1ª Confecom aprovou ainda duas importantes bandeiras de luta da categoria: a criação do Conselho Federal dos Jornalistas e de uma nova Lei de Imprensa, propostas que só serão colocadas em prática com a continuidade da organização e da pressão social dos jornalistas e da sociedade civil organizada.

Serviço:
VIII Congresso Estadual dos Jornalistas
De 9 a 11 de abril de 2010, em Fortaleza - CE
Abertura: 19 horas, no Auditório da Câmara Municipal de Fortaleza - Rua Dr. Tompson Bulcão, 830, Luciano Cavalcante
Credenciamento: a partir das 7h30min, no Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte Che Guevara (Cuca) - Avenida Presidente Castelo Branco, 6417, Barra do Ceará
Informações: 85. 3247.1094/3272.2966 ou escritoriovirtual@sindjorce.org.br

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Conselho de Representantes orienta Sindicatos a só filiarem jornalistas diplomados


Reunido em Brasília no dia 27 de março, com grande participação dos Sindicatos de Jornalistas Profissionais do país - 25 dos 31 Sindicatos filiados -, o Conselho de Representantes da FENAJ decidiu intensificar a luta em defesa do diploma e manter orientação da diretoria da Federação de não associar e não emitir carteiras de identidade de jornalista para não diplomados. Ficou definida, ainda, a Semana Nacional de Luta da categoria para o período de 5 a 10 de abril e a eleição da nova direção da Federação para o final de julho.Após aprovar por unanimidade a prestação de contas da FENAJ, o Conselho de Representantes definiu data das eleições da FENAJ para os dias 27, 28 e 29 de julho com posse da direção eleita no dia 4 de agosto. A Comissão que coordenará o processo eleitoral será composta pelos jornalistas Cláudio Curado (Goiás), Jorge Freitas (município do Rio de Janeiro), Amadeu Mêmulo (São Paulo), Carla Lisboa e Gésio Passos (DF) como titulares, ficando como suplentes Iran Alfaia e Beth Rita, ambos também do DF.

Com a proximidade do Dia do Jornalista, 7 de abril, os Sindicatos devem preparar atividades para a Semana Nacional de Luta dos jornalistas, com foco na defesa do diploma. A ideia é preparar grandes manifestações de rua, panfletagens nas universidades, redações e pronunciamentos em câmaras e assembléias legislativas para fortalecer a campanha em defesa do diploma e buscar acelerar a votação das Propostas de Emenda Constitucional que tramitam no Congresso Nacional. O movimento deve, também, promover manifestação na saída de Gilmar Mendes da presidência do STF, prevista para o final de abril.

Sindicalização
O Conselho de Representantes da FENAJ decidiu manter orientação da diretoria da Federação de não filiar e não emitir carteiras de identidade de jornalista para não diplomados. As únicas exceções são os registros específicos já previstos na regulamentação profissional. Ao mesmo tempo, indicou aos sindicatos que já adotaram este procedimento que o suspendam imediatamente até a realização do 34º Congresso Nacional dos Jornalistas, que acontecerá de 18 a 22 de agosto de 2010 em Porto Alegre (RS). O Conselho de Representantes decidiu, também, orientar a Federação Nacional dos Jornalistas e os sindicatos filiados aprofundarem e ampliar o debate sobre esta realidade imposta que envolve a categoria.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Fé utópica


O filósofo e professor Manfredo Araújo de Oliveira em seu artigo Páscoa e Vida Nova traz uma reflexão da importância do cristianismo para o exercício da Paz na humanidade.

Diante da degradação da miséria humana e das situações conflitivas, segundo o filósofo Manfredo Oliveira, só Deus desafia os cristãos a perceber que a fé minimiza os direitos negados.

No mundo de hoje isso é uma utopia. Na lógica do capital o papel do Estado protagoniza o processo econômico onde, ricos ficam cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres. Repensar o papel do Estado e implantar uma política centrada nos interesses da sociedade isto diminuiria o apartheid social. Dessa forma, a sociedade não ficaria a mercê da fé utópica.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Fim da abstinência sexual




Anamara estava transbordando de alegria por um motivo especial enquanto se maquiava para o ensaio sensual do Paparazzo. Dias atrás a ex-BBB quebrou o jejum de quase cinco meses sem sexo.

“Pois é, criatura! Quebrei o jejum e já resolveram o meu problema. Estava sem sexo desde o dia 17 de novembro. Posso confessar que essa foi uma das melhores transas da minha vida. Ficar sem sexo é mais difícil do que aturar o Dourado e a Lia", disse Maroca que revelou ao EGO.

A identidade do sortudo, Anamara não conta nem pelo prêmio de R$ 1,5 milhão. “O nome dele não vou dizer por nada, mas conto que a gente preparou um climão para esse dia acontecer. Desde que deixei a casa, ele já estava me cortejando e aconteceu. Quando dei por mim, a respiração dele já me deixava excitada."

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS