Pages

Artesanato natural nas aldeias Tapeba

O grupo de artesanato do Conselho de Desenvolvimento Comunitário Jardim da Natureza, em Caucaia faz um trabalho feito à mão com fibras naturais. Essa atividade uniu mais ainda a Tapeba Claudete Bento de Matos, 44 anos, e sua filha caçula, Thalya, 12, que fazem parte do grupo. Jogos americanos, sousplats, caixas e vestimentas indígenas estão entre as peças produzidas.

A especialidade de Thalya são as canetas, revestidas com tucum e buriti. "Aprendi com sete anos. Gosto muito de enfeitá-las com penas e sementes", fala a aluna do 6º ano do Instituto Batista Maria Carmélia Barros, em Caucaia. Tímida, porém simpática, suas declarações se resumiram a essa frase. Ao contrário da mãe, que não para de falar sobre a própria trajetória e a do grupo.

Criada na aldeia da Lagoa dos Tapeba II, Claudete trabalha desde os oito anos, quando foi ser empregada doméstica no Rio de Janeiro. "A família era muito boa comigo, mas não me deu oportunidades de estudar. Só consegui cursar até a 7ª série depois de adulta. Fiquei lá até os 18 anos, quando casei com um filho de português e voltei para minha terra".

Do relacionamento, nasceram três filhos. Depois de separada, Claudete teve mais dois de outro companheiro, que prefere chamar namorado: "Não quero mais viver com ninguém no mesmo teto. Já conquistei minha independência. Meu primeiro marido foi embora para Portugal e não ajuda financeiramente com os filhos".

Além da coordenação do grupo de artesanato, a Tapeba é cabeleireira e possui salão de beleza na casa onde mora, no bairro de Capuan. "Saí da aldeia para facilitar minha vida, pois tinha de andar mais de uma hora a pé para pegar o transporte, contudo nunca me desliguei da luta pelas causas indígenas". Para completar o orçamento, faz bolos confeitados e ovos de chocolate, na época da Páscoa.

No entanto, é no artesanato que mais se realiza. "Recebo encomendas, risco, corto, faço os jogos americanos e bordo as peças com o ´V´ de vitória nas cores vermelha e preta. A importância deste ofício com fibras naturais é porque ele resgata a nossa cultura Tapeba".

Fonte: Diário do Nordeste

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Pagode da Mocinha

O Pagode da Mocinha vem há quase trinta anos. Todas as noites, sem hora pra começar nem pra terminar, já que os músicos não ganham para tocar. Na fronteira da praia de Iracema com Aldeota, um botequim com pouco mais de 30 metros quadrados, mesas espalhadas ao ar livre atrai praticantes e amantes do samba.

Dona Irineia, pagodeira inveterada, toca pandeiro desde os 7 anos e, hoje com 70, bate ponto três vezes por semana no pagode da mocinha. Ela desce do táxi já com o pandeiro em punho e em baixo do pé de benjamim, confere uma atmosfera bucólica ao lugar junta-se aos demais sambistas que fazem a festa acontecer.

Amante do samba e apaixonada por carnaval, Dona Mocinha conta empolgada da visita vip que recebeu do Neguinho da Beija-Flor, que facilitou a ida dela ao Rio de Janeiro e realizou seu grande sonho de desfilar no Sambódromo.

A informalidade é a característica mais marcante do espaço, aqui não tem patricinhas tomando cerveja long neck de canudinho, também não tem coca-cola light, é um bar de cadeiras na calçada, o céu aberto onde todos se conhecem por nome.

Por:Maria Guedes

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Negociação não avança e greve está mantida



Durante reunião no Ministério Público do Trabalho, o Sindiônibus desistiu das negociações. Com isso, a greve de motoristas e cobradores de ônibus está mantida para amanhã. Assembleias vão decidir como será a paralisação.

Agreve de motoristas e cobradores de ônibus, marcada para amanhã, está mantida. Ontem, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) desistiu de negociar com a categoria. O anúncio foi feito durante audiência realizada na sede do Ministério Público do Trabalho. “O processo de negociação foi rompido. Voltou tudo à estaca zero”, lamenta Valdir Pereira, assessor político do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro).


Na última sexta-feira, empresários e representantes dos trabalhadores haviam estabelecido um pré-acordo. O Sintro chegou a cogitar suspender a greve, caso as negociações avançassem durante a reunião de ontem. “Não houve avanço nenhum. A paralisação vai acontecer”, afirma Valdir Pereira. Hoje, serão realizadas duas assembleias para informar a categoria sobre os acontecimentos do fim de semana. “Também vamos preparar a greve. Ver a escala de quem vai trabalhar e como será o esquema”, diz.


Sem negociação
Na reunião de ontem, o Sintro diminuiu a proposta de reajuste salarial, de 45,37% para 33,3%. O Sindiônibus, entretanto, insistiu na manutenção da última proposta apresentada, que foi de 5,5%. O sindicato que representa as empresas de ônibus argumentou que a contraproposta dos trabalhadores era inviável e que, por conta disso, não haveria razão para continuar as negociações.

E-MAIS

> Com a deflagração de greve, o Sintro terá de assegurar a prestação do serviço de transporte coletivo de Fortaleza e Região Metropolitana com 70% do efetivo, em horários de pico, e 50% dos demais horários.


> Esses percentuais foram definidos em liminar concedida pelo presidente do TRT, desembargador José Antônio Parente da Silva.

> O Ministério Público do Trabalho entrou com um pedido para que esses percentuais sejam reduzidos para 60% nos horários de pico e 40% nos horários normais. O pedido ainda será analisado.

> Durante a greve, motoristas prometem rodar com velocidade de 40 km/h, evitar qualquer tipo de ultrapassagem e levar, em cada viagem, apenas o limite permitido de passageiros.

> O salário atual dos motoristas é de R$ 1.104. Com a proposta do Sintro, de reajuste de 33,3%, passaria para R$ 1.471,63. Com a proposta do Sindiônibus (5,5%), ficaria R$ 1.164,72.

Fonte: O Povo

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Ceará tranquilo até a copa.


Há duas semanas escrevi o que o Ceará precisava fazer para curtir a Copa do Mundo sem preocupação. Na época, projetava que se o Vovô fizesse 50% dos pontos disputados, garantiria-se fora da zona de rebaixamento e poderia passar essa pausa para o Mundial bem mais tranquilo.

Mas o alvinegro foi bem mais longe. Vice-líder da competição com 17 pontos, a equipe de PC Gusmão conquistou mais de 80% dos pontos disputados. De quebra, já conseguiu abrir 10 pontos da zona de rebaixamento e, segundo os matemáticos que projetam 46 pontos para escapar do descenso, a equipe já tem nada menos que 36% dos pontos necessários para não cair.

Mas por que eu estou falando de rebaixamento, se a equipe vem no G4, beliscando a liderança? Ora, ninguém em Porangabussu esconde que o principal objetivo é não cair. Mas até onde essa equipe pode ir?

O mérito de conhecer seus limites

É difícil cravar onde pode chegar o time do Ceará. O certo é que a equipe vem fazendo bem mais do que 99% achavam. Para mim, o grande mérito do time é saber seus limites, conhecendo principalmente suas qualidade e fazendo delas seu maior trunfo.

Se jogasse no ataque, de igual para igual com outros times mais podero$o$, o Ceará poderia se dar mal. Mas a equipe sabe da força defensiva que tem e joga em função disso. A barreira quase intransponível no setor defensivo tem dificultado, e muito, a vida dos adversários.

Na frente, Washington e Misael têm conseguido gols importantes que, como a defesa praticamente não toma gols, transformam-se em vitórias e pontos ganhos.

O bom e o ruim da parada para a Copa

Embalado como está o Ceará, entendo ser bastante ruim para o alvinegro essa parada para a Copa do Mundo. Não só para o Vovô, mas para todos os que vêm bem na competição, principalmente Corinthians, Ceará e Fluminense.

No entanto, poderia ser pior. Com as disputas do Campeonato do Nordeste, o Ceará pode até não voltar ao Brasileirão no mesmo ritmo, mas provavelmente volta melhor do que os clubes que apenas treinarão nesse período.

Um problema que vejo para o Vozão é o fato de muitos clubes irão se reforçar para voltarem bem melhores no pós-Copa. Fora o perigo de perder jogadores (lembrando que quem tem 7 jogos disputados só poderia sair para o exterior).

Vale a liderança

A volta do Brasileirão será memorável. Dia 14/07 enfrentam-se no Castelão simplesmente os dois líderes Ceará e Corinthians. O Castelão vai tremer

Fonte: Diario do Nordeste

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Corpo de um homem é encontrado as margens da br-0-40


Corpo de homem é encontrado às margens da CE-040

Segundo a Polícia, testemunhas viram o homem passar durante a madrugada próximo a um posto de combustíveis e ouviram um tiro em seguida


O corpo de um homem foi encontrado em Pindoretama, nas margens da CE-040, na manhã desta segunda-feira, 7. A vítima ainda não foi identificada.

Segundo a Polícia, testemunhas viram o homem passar durante a madrugada próximo a um posto de combustíveis e ouviram um tiro em seguida. O corpo ainda não foi periciado. A Polícia encontrou uma arma artesanal ao lado da vítima.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Ciume que mata.


Homem mata amante da companheira a golpes de tesoura em Maracanaú

A mulher conseguiu fugir. Policiais do Ronda do Quarteirão prederam o acusado momentos depois, que confessou o crime


Railson de Sousa, 35, foi assassinado a golpes de tesoura na noite deste domingo, 6, na Pajuçara, em Maracanaú (Região Metropolitana de Fortaleza). O crime foi motivado por ciúmes, de acordo com a Polícia. Iranildo Júnior Pereira da Silva, 23, descobriu que Railson estava tendo um caso com a companheira dele.

Iranildo flagrou a mulher com Railson e os dois homens iniciaram uma briga. O acusado desferiu vários golpes de tesoura contra Railson. A mulher conseguiu fugir. Policiais do Ronda do Quarteirão prederam o acusado momentos depois, que confessou o crime.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

O ultimo filme de Shrek


Shrek, o derradeiro

O ogro Shrek busca voltar às origens e acaba se envolvendo numa nova aventura para reconquistar Fiona em Shrek para sempre. O quarto filme da franquia dos estúdios Dreamworks sai com versão 3D e estreará no Brasil em 9 de julho


Dez anos se passaram e Shrek está em crise. O ogro verde de hábitos duvidosos chegou aos cinemas em 2001 e agora volta para seu quarto - e provável último longa, Shrek Para Sempre. Mas ele já não assusta ninguém e tem três bebês ogrinhos para cuidar. “Esse filme responde àquela velha pergunta: o que acontece depois do ‘e foram felizes para sempre’? Acho que ele honra o espírito do filme original’’, afirma o diretor Mike Mitchell.


A animação chega ao Brasil com cópias em 3D no dia 9 de julho, após estrear nos EUA neste mês e teve resultados abaixo do esperado nas bilheterias. Feito com estimados US$ 71 milhões (aproximadamente R$ 129 milhões), arrecadou US$ 76 milhões (R$ 138 milhões) nos três primeiros dias em cartaz naquele país. O anterior atingiu a cifra de US$ 121 milhões (R$ 220 milhões) em 2007.


A franquia é a mais rentável da DreamWorks, que tem ainda as animações Kung Fu Panda e Madagascar, mas, ainda assim, o estúdio garante que este será o último título de Shrek. A história começa com o ogro de volta ao seu pântano de origem, após uma experiência no filme anterior morando com a princesa Fiona no castelo do reino.


O casal está junto, cuidando dos bebês, numa rotina bem família. Cansado da vida de ogro domesticado, Shrek faz, então, um pacto com um novo personagem que surge na trama, Rumpelstiltskin, para voltar a ser por um dia um monstro temido. Em troca, Shrek tem que dar um dia de sua vida e ele acaba perdendo justamente o dia em que nasceu.


“Vejo Shrek como um Tony Soprano para crianças’’, diz Mitchell citando a série de TV sobre mafiosos Família Soprano. “Ele também é um cara grande, irritadiço, bravo, o que é natural. Ele é um ogro, afinal de contas. Mas não importa o quão nervoso ele possa estar, sempre tem algo de doce.’’


Sem trança

Nesse novo universo onde ninguém conhece Shrek, ele precisa reconquistar Fiona. Ela agora é a líder guerreira de uma comunidade de ogros que tentam recuperar o trono do reino. Fiona, ao contrário de Shrek, pode se transformar em humana, uma condição que agora ela esconde. “Prefiro Fiona como uma ogra do que como humana’’, afirma a atriz Cameron Diaz, que faz a voz da personagem desde o filme original. “Sempre a vi dessa maneira, como uma guerreira que faz qualquer coisa para poder proteger a família.’’

Fiona agora usa os cabelos soltos em vez da trança tradicional e ganhou figurino bem mais sexy do que o de sempre. “Pegamos de referência o cabelo de Janis Joplin’’, explicou o diretor. O Burro, antes melhor amigo do ogro, agora o ignora. E o Gato de Botas virou um bichano indefeso de Fiona. E está gordíssimo. “Só não gostei da fita rosa que colocaram no pescoço dele’’, brinca Antonio Banderas, que faz a voz do personagem, que, no ano que vem, estrelará seu próprio filme. (Fernanda Ezabella, da Folhapress)



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS