Pages

Ceará tranquilo até a copa.


Há duas semanas escrevi o que o Ceará precisava fazer para curtir a Copa do Mundo sem preocupação. Na época, projetava que se o Vovô fizesse 50% dos pontos disputados, garantiria-se fora da zona de rebaixamento e poderia passar essa pausa para o Mundial bem mais tranquilo.

Mas o alvinegro foi bem mais longe. Vice-líder da competição com 17 pontos, a equipe de PC Gusmão conquistou mais de 80% dos pontos disputados. De quebra, já conseguiu abrir 10 pontos da zona de rebaixamento e, segundo os matemáticos que projetam 46 pontos para escapar do descenso, a equipe já tem nada menos que 36% dos pontos necessários para não cair.

Mas por que eu estou falando de rebaixamento, se a equipe vem no G4, beliscando a liderança? Ora, ninguém em Porangabussu esconde que o principal objetivo é não cair. Mas até onde essa equipe pode ir?

O mérito de conhecer seus limites

É difícil cravar onde pode chegar o time do Ceará. O certo é que a equipe vem fazendo bem mais do que 99% achavam. Para mim, o grande mérito do time é saber seus limites, conhecendo principalmente suas qualidade e fazendo delas seu maior trunfo.

Se jogasse no ataque, de igual para igual com outros times mais podero$o$, o Ceará poderia se dar mal. Mas a equipe sabe da força defensiva que tem e joga em função disso. A barreira quase intransponível no setor defensivo tem dificultado, e muito, a vida dos adversários.

Na frente, Washington e Misael têm conseguido gols importantes que, como a defesa praticamente não toma gols, transformam-se em vitórias e pontos ganhos.

O bom e o ruim da parada para a Copa

Embalado como está o Ceará, entendo ser bastante ruim para o alvinegro essa parada para a Copa do Mundo. Não só para o Vovô, mas para todos os que vêm bem na competição, principalmente Corinthians, Ceará e Fluminense.

No entanto, poderia ser pior. Com as disputas do Campeonato do Nordeste, o Ceará pode até não voltar ao Brasileirão no mesmo ritmo, mas provavelmente volta melhor do que os clubes que apenas treinarão nesse período.

Um problema que vejo para o Vozão é o fato de muitos clubes irão se reforçar para voltarem bem melhores no pós-Copa. Fora o perigo de perder jogadores (lembrando que quem tem 7 jogos disputados só poderia sair para o exterior).

Vale a liderança

A volta do Brasileirão será memorável. Dia 14/07 enfrentam-se no Castelão simplesmente os dois líderes Ceará e Corinthians. O Castelão vai tremer

Fonte: Diario do Nordeste

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

0 Response to "Ceará tranquilo até a copa."

Postar um comentário