Novo filme de Karim Ainouz deverá ser lançado em maio
O cearense Karim Ainouz, com o desejo atrevido de mudar o mundo, colocou o pé na estrada e deu vazão à sua inquietude juvenil através de provocações sociais nas telas de cinema.
Agora, com dois longas-metragens de sucesso e prêmios nacionais e internacionais na bagagem, o cineasta volta ao estado para dividir sua experiência durante a aula inaugural do curso de Cinema e Audiovisual da UFC e anuncia o lançamento de seu novo filme, "Viajo porque preciso, volto porque te amo", para maio.
Cineasta investe em fotografia
Os filmes de Karim Ainouz transbordam as opiniões do diretor sobre o que considera necessário para dotar o cinema de sentido: transformar pessoas, buscar novos caminhos, inspirar, reciclar, refletir.
O desejo de confrontação política e sexual em Madame Satã (2002), por exemplo, critica uma cordialidade social ultrapassada. Já O Céu de Suely (2006) faz questão de efetivar uma liberdade de escolha em relação à alteridade no audiovisual. O certo é que não há produção de Karim Ainouz que não considere relevância social e sofisticação fotográfica.
Novo filme será lançado em maio
A possibilidade de reciclagem é uma nova marca do cineasta. Ele e Marcelo Gomes utilizaram materiais de produções anteriores (Cinema, Aspirinas e Urubus e O Céu de Suely) para produzir uma espécie de “diário roubado” que conta a travessia do personagem José Renato pelo sertão nordestino.
Entitulado “Viajo porque preciso, volto porque te amo”, o longa, que já foi aclamado no 13º Festival de Tiradentes (MG), está previsto para ser lançado no Ceará em maio deste ano.
Sem muito dinheiro ou medo de arriscar, uma forma bem cearense de fazer cinema, “porque, no Ceará, não há muita preocupação de fazer cinema do jeito certo, mas há o desejo de procurar fazer. Esse é o melhor sabor do cinema contemporâneo cearense. É essa a dicotomia que é bonita”, justificou.
Críticas ao cinema brasileiro
Karim Ainouz criticou o cinema brasileiro por categorizar filmes em arte e entretenimento e considerar a banalidade uma ferramenta necessária para agradar o público. “A TV já faz o plano e o contra-plano pela falta de tempo, então nós não precisamos disso no cinema. O cinema comercial precisa ser entendível, emocionante e de qualidade”, ressaltou.
Cinema em crise
De acordo com o cineasta, é preciso que os novos realizadores busquem formas de inferir na tendência à unificação do cinema no 3D. Karim Ainouz disse considerar Avatar “um pouco chato”, apesar de reconhecer, no longa, uma resposta à crise de cristalização do cinema.
O cineasta ressaltou, ainda, a necessidade de acoplar o sensorial às salas de exibição. “É preciso repensar os métodos de produção, consumo e exibição cinematográficas porque existe uma necessidade muito grande de recuperar a experiência transformadora e subjetiva do cinema”, enfatizou.
Novos trabalhos
As críticas procuram o desenvolvimento e não desanimam o cineasta cearense em nenhum momento. Karim Ainouz já comenta os próximos trabalhos: a retomada da série televisiva Alice, um filme sobre a ditadura militar a ser lançado em 2011, outro sobre as influências da imigração para a contemporaneidade que deve ser gravado em Dubai e, ainda, um filme de amor para externar sua preocupação com a falta de risco da juventude contemporânea.
Fonte: Portal Verdes Mares








0 Response to "Novo filme de Karim Ainouz deverá ser lançado em maio"
Postar um comentário